O município de São Francisco do Itabapoana também recebeu nota zero

5ab537e36fa4b485f527344868ccec98_390x293

Foto: Michelle Richa – fmanha

Segundo dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), São João Barra e São Francisco de Itabapoana obtiveram nota zero na avaliação. Isso significa que estas cidades terminaram 2015 com mais restos a pagar do que recursos em caixa.

O IFGF é composto pelos indicadores de Receita Própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União; Gastos com Pessoal, que mostra quanto as cidades gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida (RCL); Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à RCL; Liquidez, que verifica se os municípios estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar os restos a pagar acumulados no ano, medindo a liquidez do município como proporção das receitas correntes líquidas; e Custo da Dívida, que corresponde às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.

Em nota, a prefeitura de SFI informou que passa por um momento de queda de receita, mas consegue honrar com o pagamento do seu funcionalismo, que se encontra em dia. Já a prefeitura de SJB foi contatada, mas até o fechamento desta matéria nenhuma resposta foi enviada.

Fonte: Folha da Manhã