O município de São Francisco do Itabapoana também recebeu nota zero
Segundo dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), São João Barra e São Francisco de Itabapoana obtiveram nota zero na avaliação. Isso significa que estas cidades terminaram 2015 com mais restos a pagar do que recursos em caixa.
O IFGF é composto pelos indicadores de Receita Própria, que mede a dependência dos municípios em relação às transferências dos estados e da União; Gastos com Pessoal, que mostra quanto as cidades gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida (RCL); Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à RCL; Liquidez, que verifica se os municípios estão deixando em caixa recursos suficientes para honrar os restos a pagar acumulados no ano, medindo a liquidez do município como proporção das receitas correntes líquidas; e Custo da Dívida, que corresponde às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais.
Em nota, a prefeitura de SFI informou que passa por um momento de queda de receita, mas consegue honrar com o pagamento do seu funcionalismo, que se encontra em dia. Já a prefeitura de SJB foi contatada, mas até o fechamento desta matéria nenhuma resposta foi enviada.
Fonte: Folha da Manhã