O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde para zerar a fila de espera por cirurgia de catarata no município, iniciado em agosto do ano passado, teve mais um importante passo no fim de semana. Um mutirão na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra realizou 104 procedimentos — a maioria foi de pacientes que realizaram a intervenção no segundo olho e aqueles que estavam pendentes da liberação do risco cirúrgico. Suspensa no período mais severo da pandemia, a cirurgia de catarata devolve ao paciente o brilho no olhar, além de permitir maior autonomia. Desde a retomada foram mais de 300 cirurgias realizadas. A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés, e o provedor da Santa Casa, Pedro Chagas, acompanharam de perto os procedimentos que foram feitos no domingo, 29.
Entre os pacientes que realizaram a intervenção neste mutirão está a comerciante Marli de Souza, 62 anos, que tem um quiosque no Polo Gastronômico de Grussaí. No domingo, ela passou pela cirurgia no primeiro olho. Marli conta que chegou a fazer os exames para realizar o procedimento antes da pandemia, mas, devido ao período de suspensão, precisou refazê-los. “Eu já não estava podendo andar sozinha e tive que parar de trabalhar, deixando o quiosque aos cuidados do filho. Agora, a expectativa é muito grande para voltar a ter autonomia e curtir melhor os três netos”, disse.
A servidora pública Ana Lúcia Ribeiro Amaral, 60 anos, também passou pela cirurgia no mutirão. Ela operou o primeiro olho em novembro e o segundo no sábado, 28, na Santa Casa. Moradora do Perigoso, ela voltou ao hospital no domingo para a avaliação pós-cirúrgica e estava tudo bem. “Eu sofria há quase quatro anos com catarata e agora estou ótima, voltei a ver brilho nas coisas. Estou vivendo outra realidade e terei mais segurança para pilotar minha moto”, contou.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além do mutirão de catarata, foram retomadas na Santa Casa no último ano as cirurgias ginecológicas, urológicas e ortopédicas e, também, cirurgia geral. O município ainda passou a contar com tratamento de varizes com espuma e será ampliada a oferta de pequenas cirurgias e exames diagnósticos. Também houve ampliação das cirurgias de cabeça e pescoço.
Fonte: Secom