Foto: Divulgação

A VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMUCTI), promovida pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com o tema “A Matemática está em Tudo”, foi encerrada na tarde de sexta-feira, 27. O evento atraiu cerca de 2.500 pessoas, entre comunidade e alunos das escolas da rede, durante dois dias, ao Ciep Municipalizado Profª. Gladys Teixeira,.

“A FEMUCTI foi um sucesso! Mostramos que nossos alunos estão preparados, que os professores estão envolvidos com uma educação de qualidade e como a aprendizagem tem sido levada a sério por nossa gestão”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira.

Das escolas participantes, três foram selecionadas pela colaboradora da Cecierj, Sônia Camanho, para representar o município, em novembro, no Rio de Janeiro, na XI FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em primeiro lugar, ficou o projeto “Horta medicinal no ensino de Ciências e Matemática”, da escola Elysio de Magalhães, de Barcelos; o segundo lugar, “Realidade virtual”, foi da escola Amaro de Souza Paes, de Grussaí e, em terceiro lugar, “InovaRural: Ciência, tecnologia e inovação na agricultura”, da escola José Alves Barreto, de Mato Escuro.

. “A Matemática está em Tudo”, também é o tema da FECTI, e a disciplina foi bastante explorada nos trabalhos de pesquisas apresentados durante a FEMUCTI, sendo aliada da ciência da natureza.

A feira contou, ainda, com atrações desenvolvidas pelos alunos que integram o Programa Mais Educação, como apresentações de danças, capoeira e judô; musical com a Orquestra Violões Encantados, patrocinado pela empresa TechnipFMC; Bandas marciais Carlito Chagas e Ubaldo Sena (CIEP 265) e a Banda Municipal de São João da Barra.

“Mais uma vez a FEMUCTI superou as expectativas. Tivemos projetos de alta qualidade, apresentados por alunos envolvidos, que dedicaram seu tempo à pesquisa. Isso tudo é resultado do investimento no Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia do Setor de Projetos Educacionais e Ambientais da SEMEC. Agradecemos a todos os parceiros o apoio nesta empreitada”, frisou Marcelo Almeida, coordenador do projeto.

Estandes- Foram 26 estantes, de escolas e parceiros que integraram a FEMUCTI. Entre eles, o espaço da Ciência Maria de Lourdes Anunciação, Que prestou homenagem a um dos maiores divulgadores da Matemática no Brasil, Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. A equipe apresentou um esquete baseada no conto, A partilha de Trinta e Cinco Camelos, do livro O Homem que Calculava.

O espaço da Ciência, em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls, expôs o mapa de Marte, e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a geografia do planeta Marte.

O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu também chamou a atenção dos educandos. Os dados do programa, que existe há 9 anos, e o comportamento das tartarugas encontradas na região foram alguns assuntos destacados.

Também expuseram seus projetos, os parceiros: IFF; Programa de Nutrição e Alimentação Escolar/SEMEC, Programa Mais Educação/SEMEC; secretarias de Agricultura e Transportes; FAETEC; SENAI; Ação Comunitária: Atafona com Amor; Marinha do Brasil.

Fonte: Secom-SJB