Carreata que conduziu a imagem do padroeiro marca mais um dia de celebração ao padroeiro de São João da Barra

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A programação religiosa pelos festejos de São João Batista, em São João da Barra, começou cedo neste domingo, 18, com missa dominical e, às 10h, carreata conduzindo o quadro com a efígie do padroeiro até a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, passando pela Rua dos Passos, Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Rua Barão de Barcelos e pelo bairro da Cehab .

A efígie do santo foi recebida pelos fiéis, que aguardavam na igreja, e permanecerá ali até o dia 23, quando retorna à matriz na procissão fluvial saindo de Atafona em direção a  São João da Barra, atracando no Cais do Imperador. Segundo o vice-presidente da irmandade de São João Batista, Jorge Renato Amaral, a efígie será colocada no mastro na praça da matriz.

“Esse rito retrata a subida de Lourenço do Espírito Santo pelas águas do Rio Paraíba do Sul em busca de uma margem mais alta, onde fundou a primeira capela dedicada ao santo padroeiro. Desde então, já são 373 anos de festa dedicada a São João Batista, oficializada em 1644”, explicou.

Dando prosseguimento à programação do domingo, às 15h, aconteceu o 9° Passeio Ciclístico do Padroeiro. Às 18h30, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia, tem a abertura da exposição “João Oscar – Historiador da Escravidão”, com Sarau de música e poesia.

A  programação religiosa em homenagem ao padroeiro, que teve início no dia 15, prossegue nesse domingo às 19h, com missa pelo quarto dia do Novenário. A noite de domingo tem, ainda, a apresentação cultural ImproRiso, às 20h, e show com Anderson Santos e banda no coreto da praça matriz, às 22h.

Fonte: Secom – SJB