Foto: Divulgação

O curso de Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade (NR-10), desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Superintendência de Trabalho e Renda, Ferroport e Senai, encerrou na sexta-feira, 6, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Nesta primeira etapa 23 alunos concluíram o curso e outra turma terá início no dia 16 de outubro.

O instrutor do Senai, Thiago Amaro da Silva Gomes Viana, relatou que todos estão preparados para atuar no mercado de trabalho. “São alunos determinados, interessados e com conhecimento na área que estão aptos a trabalhar em qualquer empresa”, disse o instrutor, completando que todos que fizeram a inscrição concluíram o curso.

– Na teoria abordamos riscos em serviços e instalações elétricas, princípios básicos de prevenção e combate a incêndio, e noções básicas de primeiros socorros. Já na prática, conhecimento de equipamentos e dispositivos de broqueio e sinalização para serviços com eletricidade, tipos de agentes extintores para classes de incêndio, e manequim de treinamento básico de primeiros socorros – explicou Thiago.

A técnica em segurança do trabalho, Daniele Stellep Ribeiro, residente em Barcelos, foi uma das que concluíram o curso. “É uma capacitação gratuita importante para ampliar os meus conhecimentos”, comentou Daniele, referindo-se especificamente aos perigos elétricos em segurança do trabalho.

O morador do Açu, Etiener Batista, formado em eletromecânica e eletrotécnica, resumiu o curso como fundamental para compor o seu currículo na busca por um emprego. “Trabalhava com telecomunicações e instalações prediais. Atualmente desempregado, resolvi me inscrever neste curso gratuito, visando criar uma nova chance de serviço”, declarou Etiener.

O superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza, o técnico em Educação do Senai, Carlos Márcio da Silva Freitas,  e a analista de relacionamento da Ferroport, Nívia Carvalho, marcaram presença no encerramento do curso.

Fonte: Secom-SJB