Os casos de síndrome gripal cresceram na última semana em São João da Barra. De acordo com informações obtidas pelo site Parahybano, cerca de 400 atendimentos foram registrados nos últimos sete dias na Santa Casa de Misericórdia. A prefeitura não falou em números, mas diz que existem casos suspeitos.

A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta quanto ao surto de gripe na região metropolitana do município do Rio de Janeiro e monitorando a situação de síndromes gripais em São João da Barra, tendo identificado casos suspeitos.

Foto: Parahybano

Ainda de acordo com a secretaria, é realizado teste de Covid em todos os sintomáticos e, em casos específicos determinados pela Secretaria Estadual de Saúde, é realizado painel viral. Nesse contexto a Secretaria tem identificado a circulação do vírus influenza A e do vírus sincicial respiratório.

As medidas de contenção e prevenção são as mesmas para o vírus da Covid-19: lavar as mãos, uso de álcool em gel, máscara de proteção facial, evitar aglomeração e isolar pessoas sintomáticas.

Foto: Elder Amaral

Segundo informações de um paciente que foi atendido na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra no último dia 26, no período em que esteve buscando atendimento não parava de chegar pessoas com os mesmos sintomas que são tosse, dor de cabeça e febre alta.

– A dor de cabeça é insuportável juntamente com febre alta. Enquanto aguardava atendimento, mais de 20 pessoas chegaram depois de mim buscando atendimento. É preciso tomar cuidados -, disse o paciente que segue tomando os medicamentos em casa.

Uma criança de dois meses de idade está internada no Hospital Ferreira Machado.