Serviço esclarece dúvidas relacionadas ao coronavírus e orienta a população

Foto: Divulgação

Implantado em São João da Barra no início da pandemia da Covid-19, a Central de Atendimento Coronavírus (Call Center) da Secretaria Municipal de Saúde já atendeu cerca de 5 mil contatos da população, entre de 30 a 40 por dia, a maioria via WhtasApp – 99991-9234, 99991-9235 ou 0800-925-0770. O serviço atende 24h de domingo a domingo e oferece informações e orientações sobre a doença, um importante aliado no combate ao Coronavírus.

Ao entrar em contato com o Call Center falando sobre os sintomas, a equipe analisa se são leves ou graves. A partir daí é gerado um cadastro e o paciente passa a ser monitorado diariamente por telefone para avaliar se houve uma evolução do quadro. Dependendo da situação o serviço móvel pode ser acionado para ir à residência ou a pessoa é orientada a se dirigir à unidade de saúde mais próxima.

“É um serviço que tem sido fundamental no município, até por ser um primeiro contato com a população. E também por nos facilitar no sentido de tomarmos conhecimento de casos suspeitos e, se confirmado, realizarmos o acompanhamento”, destacou a coordenadora médica da urgência e emergência, Fernanda Sobral.

Denúncias – A Central de Atendimento Coronavírus funciona ainda como um canal de denúncias que podem ser feitas pela população. Entre elas, lojas funcionando de forma irregular e pacientes que estejam descumprindo a quarentena. As denúncias também podem ser feitas por e-mail – [email protected]; ou pelos seguintes telefones: Guarda Civil Municipal 153 ou 2741 1190. Secretaria de Segurança Pública; WhatsApp 99615 3153; e Polícia Militar 190.

Fonte: Secom