Prefeita Carla Machado participou da reunião de assinatura e pediu união para desenvolvimento do setor

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São João da Barra realizou na quarta-feira, 6, uma reunião com os ambulantes inscritos no Programa Ambulante Legal para assinatura do Termo de Permissão que possibilita a atuação dentro do Município, inclusive os que trabalham em locais fixos, como praças e calçadas.

Durante o encontro, que reuniu os 263 inscritos no Programa, além de receber orientações sobre o atendimento ao público, eles participaram da palestra sobre empreendedorismo, que faz parte do projeto Cidade Empreendedora, desenvolvido por meio da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.

A prefeita Carla Machado participou do encontro junto com os secretários de Planejamento, Sávio Saboia, de Ordem Pública, Maxwell Araújo, de Assistência Social, Claudia Falcão, e de Turismo Esporte e Lazer, Analiel Vianna. O subsecretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado, e o gerente de Planejamento, Luciano Barreto, também estiveram presentes.

“Estamos nos esforçando para organizar o setor, mas precisamos que vocês também se comprometam e sigam as orientações, usem o kit que foi preparado para identificar os ambulantes cadastrados e se unam em prol desse objetivo”, falou aos ambulantes.

Carla Machado também anunciou que já está em estudo o projeto para a criação de um microcrédito que visa apoiar os pequenos empreendedores que precisam de ajuda para investir em seu negócio.

Durante o encontro foi apresentado o Kit Ambulante, que será entregue no dia 26 de dezembro, e realizada a leitura do Termo de Permissão do Ambulante, antes da assinatura pelos presentes.

A Prefeitura realizou durante o mês de novembro uma campanha para regularização cadastral dos ambulantes, a fim de que os mesmos estivessem aptos a receber a emissão de autorização para atuação em espaços públicos e eventos de qualquer natureza na cidade.

Para a presidente da Associação Sanjoanense de Ambulantes (ASA), Ângela Amaral, essa iniciativa era o que estava faltando para impulsionar e organizar o setor no Município. “Quando nos organizamos e regularizamos nossa situação também passamos a ter direitos e condições de cobrar mais ações para o setor e contar com a identificação de nossos ambulantes já é uma grande conquista”, pontuou.

O programa Ambulante Legal tem como objetivo ordenar o espaço público com o controle do quantitativo de ambulantes e sua área de atuação, objetivando reorganizar, formalizar, qualificar e estabelecer padrões de vigilância sanitária para o setor. É desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Ordem Pública; Planejamento; Turismo, Esporte e Lazer; Fazenda; Saúde; Comunicação Social; Assistência Social e Direitos Humanos; Superintendência de Trabalho e Renda e Sebrae.

Fonte: Secom – SJB