A 19ª Palmeira Imperial – Roystonea oleracea – da Rua Barão de Barcelos, em frente à Rodoviária Dr. Fernando Hélio Pinheiro caiu por conta dos fortes ventos que atingem o município por volta das 21h desta quinta-feira, 05. Por sorte, ninguém ficou ferido.

De acordo com informações da Defesa Civil, os ventos atingiram a velocidade de 30km/h na noite desta quinta-feira. A palmeira caiu ao lado da Policlínica de São João da Barra derrubando fios. Um carro de passeio foi atingido de raspão.

Foto: Parahybano

Equipes da Enel Distribuição foram acionadas para desligar o fornecimento de energia, pois fios de tensão estavam nas portas das residências pegando fogo.

As árvores foram plantadas em 1847, em homenagem à primeira visita do imperador D. Pedro II a São João da Barra. No total, 21 palmeiras imperiais foram plantadas em São João da Barra, número em alusão à idade do imperador na ocasião. Com o passar dos anos, algumas já foram substituídas devido à ação do tempo.

Palmeira cortada

No último dia 27 de agosto de 2021, a Prefeitura de São João da Barra removeu uma das 20 palmeiras imperiais – Roystonea oleracea. A operação contou com cerca de 30 homens e durou pouco mais de quatro horas. O local estava interditado devido ao risco de queda.