Por pouco uma grande explosão não foi registrada no Porto do Açu, em São João da Barra, na madrugada desta sexta-feira, 02, por conta de um incêndio em um navio. Tonéis inflamáveis com Acetileno, oxigênio, nitrogênio e tinta estavam próximo ao local do incêndio. Seis tripulantes foram socorridos da embarcação que chegou ao Porto do Açu após uma viagem de 10 dias e sete horas do Porto de Niterói.

O terminal onde o incidente ocorreu é de atuação da empresa TechnipFMC. A Marinha do Brasil também foi acionada, assim como equipes do Corpo de Bombeiros de São João da Barra. Funcionários relataram três explosões no interior do navio.

Foto: Parahybano

Dois canhões em dois rebocadores também foram utilizados com retirada de água do mar logo no início do incêndio, mas precisou de mais rebocadores ao longo do combate.

Cerca de 40 homens atuaram no combate ao incêndio no navio Skandi Búzios construído em 2016 e que é projetado para construção submarina e colocação de tubos, serviços IRM e ROV até 3000 m de profundidade. Ele navega sob a bandeira da Noruega e sua capacidade de carga é de 13.200 toneladas. Seu calado atual é de 7,2 metros. Já seu comprimento total (LOA) é de 145,9 metros e sua largura é de 30 metros. 

Foto: Parahybano

Em nota, o Porto do Açu informou que está sob controle o incêndio que atingiu uma embarcação em atividade em suas imediações, hoje, 02/06.

Assim que identificado o incidente, o Centro de Operações e Resposta a Emergências do Porto do Açu acionou imediatamente o Plano de Emergência Integrado para assegurar o socorro imediato. Não houve vítimas.

A TecnhipFMC emitiu o seguinte comunicado sobre o acidente: “Na manhã de sexta-feira, 02 de junho, ocorreu um incêndio a bordo do Skandi Búzios enquanto a embarcação estava atracada no Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro. Toda a tripulação está em segurança e nenhum ferimento grave foi registrado. O incêndio foi controlado após esforços de nossa tripulação, do Porto do Açu e das autoridades locais. A TechDOF está cooperando com a investigação do incêndio e sua causa. A embarcação Skandi Búzios pertence e é operada pela TechDOF, uma joint venture entre a TechnipFMC e a DOF Subsea”.