Assista aos vídeos (AQUI)

Em apenas duas horas de chuva na madrugada deste domingo, 30, foi registrado um acumulado de 104 milímetros, segundo medição da Defesa Civil de São João da Barra. O temporal deixou várias ruas alagadas e até um campo de futebol ficou cheio de água. Ninguém ficou desabrigado, mas 15 atendimentos foram registrados.

De acordo com informações da Defesa Civil, nenhum morador precisou deixar sua residência. Máquinas foram usadas para retirar toda água da chuva das residências e das ruas.

O coordenador da Defesa Civil, Marco Antônio (Careca), destacou que não existe previsão de chuva para os próximos dias no município. A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).

Foto: Leitor Parahybano

Previsão do tempo – Sul

A frente fria começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul, levando chuvas principalmente ao centro-sul do estado, com volumes que ficam entre 40 e 50 mm nesta segunda e terça-feira.

Essa precipitação pode vir acompanhada de rajadas de vento de até 60 km/h, o que pode causar acamamento nas lavouras.

O tempo fica mais firme no Paraná e em Santa Catarina.

Sudeste

Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na região leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com volume de 20 a 30 mm.

Em São Paulo e na faixa oeste de Minas Gerais, há sol entre nuvens no decorrer dos próximos dias.

O tempo mais firme contribui para os trabalhos em campo na maior parte da região Sudeste.

Centro-Oeste

Chuvas intercaladas com período de sol devem predominar nos três estados da região neste início de semana. Os volumes esperados ficam entre 15 e 25 mm, contribuindo principalmente para o desenvolvimento do milho segunda safra.

Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) volta a atuar na faixa norte da região, levando chuvas para todos os estados. Os volumes devem variar de 20 a 40 mm entre segunda e terça-feira, contribuindo para umidade do solo.

Essa chuva, porém, pode causar transtornos na colheita da soja no Maranhão e no Piauí.

Norte

Também em boa parte desta região continua a atuação da Zona de Convergência Intertropical, levando chuvas de até 100 mm nos dois primeiros dias da semana ao Amazonas, Pará e Amapá.

O tempo é mais firme em Roraima e no Acre.

A precipitação na faixa nordeste do Pará pode causar transtornos na colheita da soja.