Aquisição de aparelho de raio X e urgência para realização de ressonância e ultrassonografia

Foto: Raphaella Viana

Vários assuntos foram apreciados pela Câmara de São João da Barra na sessão desta terça-feira (18), sendo três deles voltados para a saúde. Franquis Arêas requereu à Secretaria de Saúde, a aquisição de um aparelho de raio X para o posto de saúde do Açu. Já o vereador Alan Barreto pediu à pasta, que viabilize meios para agilizar o atendimento às pessoas que estão aguardando para fazer exames. Segundo ele, a demanda está sendo grande, principalmente, para ressonância magnética e ultrassonografia. Sônia Pereira fez indicação propondo ao Executivo, que faça um decreto flexibilizando as aulas de natação para crianças acima de cinco anos, pois muitas delas fazem para tratar problemas de saúde.

Chico da Quixaba requereu à Secretaria Municipal de Obras, serviços de reparo na iluminação das vias públicas do 5º Distrito, incluindo a colocação de braços de iluminação, em especial na Quixaba. O presidente da Casa, Elísio Rodrigues solicitou serviços de reforma das praças de Barcelos e Roças Velhas, bem como a colocação de cobertura nas quadras poliesportivas. Carlos Machado da Silva (Kaká) pediu a reforma da quadra poliesportiva e da praça de Cajueiro.

Junior Monteiro requereu à empresa União Norte, que providencie a limpeza de todas ruas dos loteamento Andorinha I e II, no bairro Chapéu de Sol. Junior também pediu, por meio de indicação, a reforma e manutenção das unidades de saúde do bairro Carrapicho, em Atafona. Por meio de indicação, Franquis sugeriu ao Executivo, que elabore um projeto de lei a ser encaminhado ao Legislativo com o objetivo de conceder bolsa de estudo para estudantes de medicina e odontologia do município, por se tratar de cursos caros e que muitas famílias não têm condições de custear.

Três moções de parabenização foram aprovadas, começando por uma de Kaká ao senhor André Luiz Pessanha (mais conhecido como Azul), coordenador do setor de óbitos do Hospital de Campanha Covid-19, pela criação do novo protocolo de despedida para as famílias que perderam parentes vítimas da doença. As outras duas moções foram propostas por Elísio ao trabalho de policiais militares em ações recentes no município. A primeira foi para o cabo Santos Silva e o soldado Viana, da guarnição do Proeis e, a segunda, aos policiais militares, sargento Henrique e cabo Vilaça.

Público – A partir desta quarta-feira (18), as sessões da Câmara serão reabertas ao público, com limite de 30%, respeitando todas as regras de prevenção ao coronavírus. O controle de entrada será por ordem de chegada. O ato executivo regulamentando a mudança será publicado no Diário Oficial desta quarta.