A saúde ganhou destaque na sessão da Câmara de São João da Barra nesta terça (22), com a aprovação de quatro requerimentos. O primeiro deles, do vereador Analiel Vianna, solicitou a implantação do serviço de Pediatria na unidade de saúde no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí. Na sequência, a vereadora Soninha Pereira sugeriu ao Executivo, a aquisição de aparelhos de oftalmologia para a Policlínica. Soninha também pediu providências para a regularização do Cartão do SUS em todas os postos de saúde. Julinho Peixoto requereu à Secretaria de Saúde, que coloque mais fisioterapeutas nas unidades médicas.

Carlos Machado da Silva (Kaká) fez requerimento ao Governo do Estado, pedindo a continuação das obras de urbanização viária da entrada da cidade e da rotatória do bairro de Fátima. Também ao Governo do Estado, o presidente da Casa, Elisio Rodrigues, pediu a implantação de um polo do Cederj no município. O Consórcio Cederj foi criado em 2000, para democratizar o acesso ao ensino superior público e gratuito na modalidade Educação à Distância. Atendendo reivindicação de pais de alunos, Elisio e Analiel sugeriram ao município, a colocação de orientadores e cuidadores nas escolas para atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais.

Foto: Câmara

Também por meio de requerimento, Chico da Quixaba solicitou à Secretaria de Meio Ambiente, que viabilize meios para resolver o problema no fornecimento de água potável na localidade de Bajuru, no 5º Distrito.

Indicações – Duas indicações do parlamentar Franquis Arêas foram aprovadas: construção de um portal padronizado com toda a sinalização necessária na chegada da sede do município e a reforma geral e ampliação do posto de saúde de Mato Escuro. O edil Alan Barreto fez indicação ao Executivo sugerindo isentar as multas e os juros do IPTU de 2020 e 2021, aos contribuintes que estejam inadimplentes.

Foto: Raphaella Viana

O plenário aprovou, ainda, o projeto de lei nº 004/2022, que autoriza o Executivo a conceder auxílio financeiro aos pescadores profissionais no valor de R$ 1.212,00, residentes no município, no período que estiverem realizando o curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Especializado – Nível 3 (CFAQ-PEP), ministrado pela Agência da Capitania dos Portos do município. Todos os vereadores elogiaram a iniciativa do Executivo, destacando que a categoria vai poder se capacitar sem perder o sustento de suas casas.

Regimento Interno – Também na sessão de hoje, foi lido e encaminhado às comissões, o projeto de resolução que visa à consolidação e revisão do Regimento Interno, a fim de atualizar o texto, que é de 1997 e, nos últimos anos, sofreu algumas alterações por meio de emendas. Ao final da reunião, o presidente informou que marcou para amanhã (dia 23), às 17h, a sessão para a eleição da Mesa Diretora do próximo biênio (2023-2024).