10616490_641085819323192_2518357549426162268_nO Porto do Açu recebeu no último domingo (24), em fase de teste, a primeira carga de minério de ferro bombeada por meio do mineroduto do projeto Minas-Rio. Preocupada com o meio ambiente, a Câmara de São João da Barra aprovou nesta quarta-feira (27), requerimento do vereador Ronaldo Gomes de Souza, solicitando ao Instituto Nacional do Ambiente (Inea) e à empresa Prumo Logística Global que envie à Câmara, de quinze em quinze dias, um relatório contendo a análise das águas do mineroduto.

– Essa água sai potável de Minas Gerais, mas chega ao Porto do Açu totalmente contaminada. A empresa prometeu tratar um percentual dessa água, mas o restante será jogado no mar. Minha preocupação é de uma possível contaminação do Rio Paraíba, já que não podemos controlar as correntes marítimas. Temos que pensar também nos pescadores, que não podem ser prejudicados – justificou Ronaldo. No pedido, ele também requer que a análise seja acompanhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em conjunto, o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, e o segundo-secretário, Elísio Rodrigues, requereram à Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, a visita da Caravana da Ciência no município. “Esta caravana faz muito sucesso por onde passa, explicando questões de física e ciência e estamos propondo isso pensando nos alunos de nosso município”, ressaltou Aluizio.

O plenário aprovou duas indicações do vereador Jonas Gomes: a primeira visando ao trabalho de recadastramento imobiliário no município e, o segundo, para a construção de uma estação de tratamento de esgotos em Barcelos.

Obras – O vereador Eziel Pedro indicou a reforma e a ampliação do campo de futebol de Cajueiro. Aluizio solicitou a construção da Praça de São Sebastião no bairro Telê Santana e a colocação de toldo no posto dos Correios em Grussaí, além do reparo no telhado do posto de saúde. Franquis Arêas indicou a construção de abrigos de passageiros em todo o município e a construção de um campo de futebol em Capela de São Pedro.

Fonte: Ascom – Câmara