São João da Barra investiga um caso de óbito suspeito de febre maculosa registrado nesta quarta-feira, 22, no município. O homem, Telson Queiroz de Almeida, de 49 anos, era morador de Degredo. A Secretaria de Estado de Saúde já foi notificada pelo município sobre o caso suspeito.
A Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra esclareceu que o paciente do sexo masculino deu entrada na unidade de emergência no último dia 20, às 17h09, com quadro de suspeita de febre maculosa. O paciente evoluiu a óbito nesta madrugada, 22, às 00h35, por causa ainda indeterminada.
A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra informou que existe um caso de óbito suspeito de febre maculosa no município. Foi realizada a coleta de sangue e enviada para análise no Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ). O Núcleo de Controle de Zoonoses irá atuar quanto à identificação do vetor.
Campos registra óbito por febre maculosa
A Prefeitura de Campos confirmou a morte de uma criança de seis anos por febre maculosa. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), coordenado pela infectologista Elba Lemos, e apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), no último final de semana. O óbito foi registrado em 31 de agosto deste ano.
Também foram registrados um caso confirmado em 2020 e outro em 2017 em áreas distintas. Os pacientes de 18 e 54 anos foram tratados e recuperados. Após a confirmação, foi realizada ontem, terça-feira (14), uma busca ativa no campo para identificação e combate ao carrapato estrela responsável pela transmissão da bactéria do gênero Rickettsia, causadora da doença, na área da comunidade Cafuringa, no distrito de Travessão.