Foto: Secom

O novo coronavírus segue circulando e infectando pessoas. O mês de abril foi considerado o de mais mortes pelo novo coronavírus em São João da Barra. Somente no mês foram contabilizados 543 casos confirmados e 21 óbitos, dentre eles, dois jovens de 31 e 33 anos. Os últimos números relacionados à Covid-19 no município mostram uma tendência de queda nos testes positivos para a doença no período após o lockdown.

O mês de março deste ano foi o mais grave no registro de novos casos no município, com um total de 543, superando dezembro (449) e janeiro (345). O número elevado de novos contágios foi o responsável, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo pico das internações no final de março e início de abril. E continua refletindo em abril no número de óbitos: 21 neste mês contra seis em março.

Na semana em que a Prefeitura foi obrigada a adotar medidas mais restritivas de circulação de pessoas foram registrados 181 novos casos da doença, na segunda semana foram registrados 127, na terceira foram 118 casos e agora 117. A média da última semana foi de 16,7 casos por dia.

De acordo com a prefeitura de São João da Barra, os números representam um alívio — a média de novos casos nas últimas semanas segue tendência de queda: 18,1, 16,8 e 16,7 —, mas a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância de a população manter os cuidados com distanciamento, higienização e uso de máscara. A preocupação é em relação à situação do país hoje como um todo, que atingiu essa semana a marca de 400 mil mortes, e do próprio Estado do Rio, já que regiões vizinhas, como Noroeste e Serrana, estão na bandeira vermelha (risco alto). Na Serrana há algumas cidades com bandeira roxa (risco muito alto).

— As medidas restritivas são comprovadamente eficazes e por isso a flexibilização, sempre que ocorre, é pautada em estudos técnicos, em uma avaliação criteriosa do cenário do momento e das projeções que são feitas por instituições científicas e órgãos de saúde pública — explica o secretário municipal de Saúde, Sávio Saboia.

Leia também: SJB contabiliza 118 casos de Covid-19 em uma semana

SJB registrou 127 casos e nove óbitos por Covid-19 em uma semana

SJB prorroga medidas de enfrentamento à Covid-19 até 16 de maio