Município obteve a quinta colocação entre os 11 municípios participantes do programa, que é uma iniciativa do Sebrae

Foto: Divulgação

São João da Barra obteve o terceiro lugar no estado na modalidade desenvolvimento e o quinto no geral, entre os 11 municípios participantes do programa Cidades Empreendedoras 2018/2019. O programa, do Sebrae, foi lançado oficialmente em 05 de julho de 2018 com objetivo de engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e agente de Desenvolvimento, Luciano Barreto, o  relatório do programa apontou como principais resultados para o município a simplificação para abertura e fechamento de empresas, a formação e capacitação de dois agentes de desenvolvimento nomeados sem custo para o município, a formação de lideranças empreendedoras, a criação da Casa do Empreendedor, o fortalecimento do microempreendedor individual (MEI) e da agricultura familiar.

“São João da Barra contou com orientação do Sebrae em  68 macro ações, divididas por eixos, compras públicas, Casa do Empreendedor, desburocratização, agente de desenvolvimento, educação empreendedora e ambiente escolar,  agricultura familiar e ambiente de negócios”, explicou.

Para a consultora do Sebrae, Adriana de Sousa Barreto, o programa Cidade Empreendedora em São João da Barra trouxe avanços significativos para o município. “O programa mostrou que todas as ações são sistêmicas e conversam entre si. E nesse contexto podemos observar os avanços no sistema de compras públicas, onde os editais foram realinhados, aplicação lei da micro e pequena empresa, com destaque para a implantação da Casa do Empreendedor,  que é fundamental para dinamizar a economia do  município e o processo de desenvolvimento local”, enfatizou.

Fonte: Secom – SJB