O Município de São João da Barra (RJ) completa um ano da consagração à Nossa Senhora Aparecida. A solenidade aconteceu no ano passado no Santuário de Nossa Senhora da Penha que este ano foi realizada uma programação especial com procissão fluvial e missa solene de ação de graças pedindo a intercessão da Padroeira do Brasil pelo fim da pandemia.

– Com a consagração, a celebração de Nossa Senhora Aparecida ganhou força na Praia de Atafona. Além de estarmos todos consagrados, este ato foi de grande proveito para nossa comunidade pois o Santuário da Penha sendo a última Igreja do percurso do Rio Paraíba do Sul (pois a foz do rio está em Atafona) passou depois da consagração a ter celebração própria da Rainha e Padroeira do Brasil. Já um ano depois da consagração, no dia 12 teremos no Santuário de Atafona a programação toda voltada para a celebração de Nossa Senhora Aparecida com terço, ladainha, consagração, procissão fluvial e missa. – destaca Adyvan Pedra, da Irmandade de Nossa Senhora da Penha.

Foto: Elder Amaral

Desde o sábado a imagem da consagração, uma réplica que foi doada pelo Santuário Nacional, foi colocada no monumento para as orações dos fiéis.

Adyvan Pedra da Irmandade de Nossa Senhora da Penha recorda a alegria e a emoção da cerimonia realizada no ano passado e a confiança da intercessão da Mãe Aparecida pelo município.

Consagração

Foto: Divulgação

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, entregou no dia 11 de outubro de 2020 a imagem de Nossa Senhora Aparecida à prefeita Carla Machado. A solenidade faz parte da consagração do município, que contou ainda com carreata e missa no Santuário de Nossa Senhora da Penha em Atafona e na Igreja Matriz de São João Batista.

A imagem é uma réplica da que fica no nicho oficial da Basílica dedicada a Santa, e foi doada pelo reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padre Carlos Eduardo Catalfo.

Foto: Divulgação

Acompanhado de Dom Fernando Areas Rifan, o Bispo realizou uma benção ao município na frente da sede administrativa da prefeitura , seguindo depois em carreata pelo centro da cidade, passando em frente a Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Campanha Covid-19, onde profissionais da saúde receberam as bênçãos do diácono.

Dom Roberto, explicou que esta foi a última consagração pelos 300 anos de descoberta de Nossa Senhora Aparecida – teve comemorado em 2017 – que terminou no local da foz do Rio Paraíba do Sul, parte onde o rio está em condições mais críticas devido ao assoreamento.