
Foto: Divulgação
O secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto, foi recebido na segunda-feira, 3, pelo secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé Freitas Antunes. O objetivo do encontro foi conhecer as culturas desenvolvidas em Rio das ostras, que possui uma produção significativa no estado, principalmente de feijão, e fortalecer a integração entre as duas cidades, que desenvolvem projetos de agricultura familiar.
Segundo Osvaldo Barreto, é importante buscar alternativas de geração de trabalho e renda também dentro da agricultura familiar. “Estamos sempre visando oferecer alternativas para diversificação da cultura em São João da Barra e o feijão pode ser uma nova opção para os pequenos produtores”, destacou o secretário, que esteve no encontro acompanhado do engenheiro agrônomo Gustavo Perrout e do responsável pela mecanização agrícola, Wagner Barros.
Segundo Perrout, embora os modelos desenvolvidos em Rio das Ostras não sejam idênticos aos de São João da Barra, no que se refere ao atendimento à agricultura familiar a base é a mesma. “Conhecemos o projeto deles e constatamos que São João da Barra tem grande potencial para o plantio de feijão, que oferece uma renda rápida para o produtor, já que a colheita pode ser feita em 90 dias”, salientou.
A cultura agrícola em São João da Barra, de acordo com o engenheiro agrônomo, é direcionada para o extrativismo do caju, maxixe, quiabo, jiló, mas que o município nunca produziu grandes lavouras como as de feijão, e que hoje 90% do grão colhido no estado é proveniente da agricultura familiar.
Fonte: Secom-SJB








