Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e com o Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC), realizou na manhã desta quinta-feira, 27, o plantio de 18 mudas de árvores frutíferas e não frutíferas no entorno da Praça e Creche Municipal Saul de Oliveira e Silva, no Carrapicho em Atafona. O objetivo foi sensibilizar sobre a importância da arborização urbana para melhoria da qualidade de vida da população.

Implantado em março deste ano, o Projeto de Arborização Urbana já efetuou o plantio de mais de 100 mudas que receberão os devidos cuidados de acompanhamento e assistência técnica. “Iniciamos o plantio em frente ao Posto de Saúde da Família do Bairro Nova São João da Barra, Praça de Cajueiro e Praça de Nossa Senhora da Penha, em Atafona”, relacionou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme, informando que a próxima ação será em áreas públicas em Grussaí.

Para a diretora da Creche Municipal, Marineuza dos Santos Monteiro, a participação dos alunos foi fundamental para formação de um pensamento ecologicamente correto. “Desta forma os alunos se tornarão multiplicadores ambientais levando pra dentro de casa a experiência de ter plantado uma árvore”, declarou a diretora, lembrando que esse plantio era uma reivindicação antiga dos pais de alunos.

Atualmente o Viveiro de Mudas Jonas Pereira Francisco, localizado no Espaço da Ciência, em Atafona, dispõe de aproximadamente 1.000 mudas, entre nativas frutíferas e não frutíferas, destinadas para o Projeto de Arborização. A Secretaria de Meio Ambiente está realizando um mapeamento em todo o município identificando os locais de plantios e as espécies mais indicadas para não colocar em risco estruturas físicas, redes elétricas e a segurança da população.

As atividades de arborização estão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Acompanharemos a execução do projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e auxiliaremos no trabalho de conscientização da população para o cuidado com a natureza”, afirmou Willys França, um dos representantes do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos.

– Entre os benefícios do plantio de árvores estão revitalização de áreas urbanas, sensação de bem-estar, servir de sombra, produção de frutas,purificar o ar, reter a água da chuva, evitar erosão do solo, diminuição da temperatura e poluição sonora, servir de habitat, alimento e proteção de aves e aproximação da natureza com a população – finalizou o secretário Alex.

Fonte: Secom-SJB