A Prefeitura de São Francisco do Itabapoana investiga transferência comunitária através de uma morte confirmada pelo novo coronavírus (Covid-19). Um outro óbito aguarda resultado de exames. A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população.
A primeira morte por coronavírus foi confirmada pela prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD), em redes sociais, nesta quinta-feira, 16, quando um homem de 68 anos morreu a caminho do Hospital São José Avaí, em Itaperuna na última segunda-feira, 13. Além do idoso, acamado, que veio a óbito, uma outra vítima, de 41 anos, também apresentava histórico de comorbidades, segundo a prefeitura. O paciente de 68 anos apresentava doença cardiovascular e o de 41, enfermidades ligadas a etilismo. A Secretaria Municipal de Saúde monitora os familiares e orienta o isolamento social.
“Caso confirmado o diagnóstico para Covid-19, os dois óbitos serão os primeiros de transmissão comunitária em SFI, haja vista que não há informações concretas a respeito de contato com alguém infectado ou até mesmo com um morador de outra cidade”, observou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista.