O segundo navio graseiro chegou ao Porto do Açu no último dia 6 de setembro após uma viagem de 21 dias e 19 horas com origem no porto de INGLESIDE, EUA.

Gaseiro é um tipo de navio de construção especial adequado ao transporte de gás liquefeito de petróleo. Sua principal característica são os tanques de formato arredondado acima do convés.

Foto: marinetraffic.com

British Contributor (IMO: 9766554) é um LNG Tanker (Tanque de GNL), que foi construído em 2018 (3 anos atrás) e está navegando sob bandeira da United Kingdom (Reino Unido). Sua capacidade de carga é de 173.644 metros cúbicos de gás líquido e seu calado atual é de 11,3 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 295 metros e sua largura é de 46 metros.

O Porto

Foto: Prumo

Em operação desde 2014 e com área total de 130 km², o Porto do Açu possui localização estratégica. São 9 terminais, divididos em áreas offshore e onshore. O Porto já movimenta cargas como granéis sólidos e líquidos, carga geral, minério de ferro e petróleo.

As usinas GNA I e II serão supridas por GNL e o processo de regaseificação será realizado na FSRU (Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação) BW MAGNA, com capacidade para movimentar até 28 milhões de m³/dia.

O hub de gás natural é considerado uma vocação natural, tendo em vista a localização privilegiada do Porto na região Sudeste, capaz de viabilizar o aproveitamento do gás do pré-sal e conectá-lo com o maior centro de demanda do país.