Cerca de doze pessoas foram presas desde a madrugada desta quinta-feira, 17, através da “Operação Detonação” cumprindo 14 mandados temporários de prisão expedido pela justiça e efetuado pelos policiais militares, civis e federais, em São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco do Itabapoana.
Com o intuito de combater roubo a caixas eletrônicos, tráfico de drogas, a “Operação Detonação” com dois meses de investigação, a polícia pode constatar a existência de uma quadrilha que vinha praticando crimes em cidades do estado do Rio de Janeiro e também nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Segundo informações da polícia, dois cães farejadores participam da operação, além de 15 agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), além da Guarda Civil de Casimiro de Abreu e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), e envolveu 45 viaturas oficiais e 130 agentes, além dos 12 mandados cumpridos, uma pessoa foi detida em flagrante. O delegado adjunto da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, em Campos, acompanhou a ação no município de São João da Barra juntamente com a delegada da 130ª DP de Quissamã, Madeleine Faria.
Com apoio de cinco cães farejadores, sendo dois do Rio de Janeiro e três da Guarda Civil Municipal de Casimiro de Abreu, os agentes apreenderam 11 armas, munições e diversos explosivos.
Em um sítio, em Atafona, foram encontrados dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 380 e uma espingarda de ar comprimido calibre 22. Com a chegada da polícia ao local, o suspeito tentou de desfazer de uma arma, arremessando-a pela janela. Já na praia de Grussaí, em uma residência, do outro lado da Lagoa, foram apreendidos computadores, uma pistola, munições e aparelhos telefônicos.
Foram encontrados também coletes e dinheiro, além de uma motocicleta. Há suspeita de que o veículo tenha sido usado em assaltos.
A polícia acrescenta ainda que um homem foi detido em uma residência no bairro Vila Esperança, em Atafona, distrito de SJB, após os agentes encontrarem três armas na casa do suspeito, além de dois no Centro e outros em Grussaí, Barcelos e Açu.
Durante uma coletiva na tarde desta quinta-feira, 17, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Freiman, destacou:
– Está sendo apurado e sendo ouvidos alguns policiais militares, mas não há ainda evidências suficientes até o momento para prisão – Geraldo Rangel, delegado titular da 134ª DP, destacou que nenhum policial foi preso.
Os presos foram levados para 134ª Delegacia de Polícia do Centro de Campos.