Um policial militar ficou ferido e uma viatura policial foi danificada durante o que deveria ser apenas um patrulhamento de rotina, na manhã desta quinta-feira (24/09), na Rua Fernando Pecly, no Parque São Silvestre, em Guarus. Para dispersar a multidão, um PM chegou a efetuar um disparo de arma de fogo para o alto. O fato ocorreu na mesma rua onde na madrugada do último domingo (20/09), sete pessoas foram baleadas quando saíam de uma boate.
Segundo informações da PM, policiais do Setor Índia II, faziam o patrulhamento, quando viram cerca de oito homens usando drogas. Quando foram realizar a abordagem, um dos suspeitos não aceitou ser revistado.
A mãe do suspeito teria se revoltado e desacatado os policiais militares. Ao perceberem a confusão, outros moradores chegaram com facas e machados para agredirem aos PMs. Durante a confusão, um dos homens que seriam abordados pegou um tijolo e jogou na viatura que teve o vidro traseiro quebrado. Também durante a confusão, um policial sofreu uma luxação na mão e foi levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos.
Um homem identificado pelas iniciais M.V.C.S.R., foi detido, e um casal de irmãos foi levado para a 146ª Delegacia, em Guarus, onde o caso foi registrado. No local da confusão, uma bucha de maconha foi apreendida. A viatura da Polícia Militar foi levada para o Instituto Médico Legal (IML), para ser periciada.
Em nota oficial o 8º BPM informou que “repudia a violência inclusive contra a que foi demonstrada contra os policiais. Após análise do vídeo gravado por populares, por uma comissão do 8º Batalhão, é do nosso entendimento prévio que não houve excesso por parte do Policial Militar, o mesmo utilizou dos meios necessários para garantir a integridade física de seu parceiro e dele mesmo.
Ambos estavam sendo acuados e sofreram agressões. No início do vídeo um cidadão sem camisa e de bermuda vermelha corre em direção ao policial e o agride, elemento este que se encontra preso, é de suma importância que seja observado o momento descrito acima, onde pode ser observado que mesmo após agressão e depredação da viatura, o disparo do policial foi para evitar algo pior.
Cabe ressaltar que serão adotadas medidas administrativas para que todos os fatos sejam elucidados”.
Fonte: Ururau