3275_220814155628__DSC0006São João da Barra foi o primeiro município do Rio de Janeiro a receber o Selo de Certificação da Organização para Gestão da Qualidade do Patrimônio Cultural – Herity. O município no Norte Fluminense investe na preservação do patrimônio cultural e o reconhecimento veio através da certificação de seis prédios: a Igreja de São João Batista, Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa da Câmara e Cadeia), Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália, Estação das Artes Derly Machado e Palácio Cultural Carlos Martins, onde são oferecidos vários cursos ligados a atividades culturais.

O primeiro atrativo que o Palácio oferece é a beleza e a riqueza de detalhes do espaço. Normalmente, sanjoanenses e visitantes utilizam o espaço para a produção de fotos no jardim e no salão nobre da casa, com decoração que remonta a grandes mansões imperiais. De acordo com a diretora do Palácio Cultural Carlos Martins, Sônia Ferreira, muitas dessas fotografias são para registrar ocasiões especiais, como aniversários e casamentos. Como as visitas são gratuitas, o espaço recebe também muitos estudantes de escolas de toda a região e, como o município tem como uma de suas forças econômicas o turismo, recebe turistas de várias regiões.

— As pessoas que vêm a São João da Barra fazem questão de visitar os nossos prédios históricos, não só o Palácio, como todos os outros. A gente recebe um grande número de visitas de pessoas de outros países e principalmente visitantes de cidades da região — afirmou Sônia Ferreira.

Entretanto, não é apenas a beleza arquitetônica e a preservação dos espaços que garantem o acesso à cultura. No Palácio Cultural, várias atividades são desenvolvidas diariamente e o ingresso é gratuito. Para os sanjoanenses, o prédio oferece também acesso a cursos voltados para a área cultural. Diariamente, o Palácio Cultural recebe alunos de balé, jazz, ginástica e dança de salão; oficinas de pintura e de teatro. “Todas as turmas estão lotadas e para alguns cursos há fila de espera. Mas as inscrições continuam na secretaria do Palácio, de segunda a sexta, das 9h às 19h”, disse Sônia.

O Palácio guarda grandes obras literárias e de interesse público. A família do pintor Carlos Martins, que dá nome ao prédio, doou seu acervo para o espaço. Outro acervo pessoal é o do escritor sanjoanense João Oscar, que foi doado por André Pinto, filho do escritor e agente cultural do Palácio. O espaço cultural conta ainda com o Centro de Desenvolvimento Territorial (CDT), onde estão os estudos produzidos pelo Centro de Conhecimento, projeto implantado durante a construção do Porto do Açu, que foram doados ao município pela LLX, empresa que iniciou a construção do Porto. Outra doação da empresa para o Palácio foi o Programa de Animação Científica e Artística Digital (PACAD), uma exposição de conteúdos virtuais que permite conhecer o passado e relacionar com o presente através da interação com imagens de ambientes, manifestações culturais e prédios históricos.

Para a secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Leide Cristina Soares, as atividades desenvolvidas no Palácio Cultural Carlos Martins oferecem oportunidades a todos os sanjoanenses de aprofundar conhecimentos em suas áreas, já que o município possui um grande número de artistas natos. “São oficinas diversificadas, como dança, teatro e pintura, mas todas voltadas às atividades culturais. O prefeito Neco apoia essas atividades e incentiva a continuidade. Já tivemos uma turma de dança formada e no tradicional Encontro de Academias, durante o Circuito Junino, nossas turmas se apresentaram e foi uma alegria imensa ver a dedicação de nossos alunos”, comentou a secretária.

O Palácio Cultural Carlos Martins, na sede do município de São João da Barra, está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Para visitação em grupo de estudantes não é necessário agendamento prévio, já que o espaço dispõe de funcionários prontos para o atendimento durante todo o horário de funcionamento. Para visitas aos fins de semana, os interessados devem comunicar com antecedência pelo telefone (22) 2741-4017. De portas abertas para receber sanjoanenses e turistas, o Palácio é um dos espaços culturais do município que leva o visitante a viajar no tempo e se interessar pela história de São João da Barra, que teve papel fundamental no desenvolvimento da região Norte Fluminense à época do Império.

 

Fonte: Secom – SJB