Assista aos vídeos (AQUI)

O nível do rio Paraíba do Sul em São João da Barra chegou a 6,65 metros na medição das 15h desta terça-feira, 11. A cota de transbordo na cidade é de 8 metros. Apesar de continuar subindo, a previsão é que comece a estabilizar e baixar, como já está ocorrendo em algumas regiões de Minas Gerais, e em virtude da previsão de sol para os próximos dias. Durante a noite o nível se manteve estável em 6,55 metros. A abertura das barras no Pontal de Atafona e na Lagoa de Grussaí, autorizadas nesta segunda-feira, 10, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), também está ajudando a escoar a água para o mar.

Na manhã desta terça-feira, 11, equipes da Prefeitura estão atuando no quinto distrito com caminhão de esgotamento e aterrando ruas. Também há equipes reforçando as manilhas no dique São João, próximo ao Bairro de Fátima. Em Barcelos, onde fica outro ponto crítico do dique que corta o município, a água atingiu uma casa e a família está sendo assistida.

O município está em estado de alerta e continua monitorando a situação da cheia em toda a região. Na tarde de segunda-feira, 10, a prefeita Carla Machado reuniu os secretários municipais para tratar das ações emergenciais do governo que incluem contenção nos trechos críticos do dique, auxílio aos produtores rurais e às localidades afetadas pela água. Há também uma estrutura pronta para abrigar famílias, caso haja desalojados ou desabrigados.

Os telefones de emergência para ocorrências são:
199 – Defesa Civil Municipal
(22) 99915-3153 e (22) 2741-1190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Foto: Parahybano