Empregabilidade e aproveitamento de mão de obra local foram os principais assuntos em pauta

4592_090616154730_IMG_0351

Foto: Divulgação

Na tarde de quarta-feira, 06, o prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, esteve no Complexo Portuário do Açu acompanhado de diversos membros do seu estafe administrativo e dos vereadores Carlos Machado da Silva (Kaká), Elisio Alberto Rodrigues, Eziel Pedro e Franquis Arêas participando de uma reunião convocada pela administração municipal com representantes das empresas que funcionam atualmente no complexo portuário. A pauta da reunião foi empregabilidade, aproveitamento da mão de obra local e parceria para viabilizar cursos de qualificação, além de um link entre as empresas que atuam no Porto e as empresas sanjoanenses legalizadas para possivelmente fornecerem produtos ou serviços.

O secretário de Trabalho e Renda, Antônio Lopes Neves, distribuiu uma listagem contendo a quantidade de moradores do município com as áreas de atuação profissional que estão cadastrados no balcão de empregos da cidade e aproveitou a oportunidade para solicitar que todas as empresas recorram ao balcão para recrutar os funcionários, assim como algumas já fazem. O secretário também disponibilizou o espaço da secretaria para eventuais processos de seleção e/ou entrevistas das empresas. “Temos mão de obra local qualificada e estamos ofertando cursos para capacitar o sanjoanense para o mercado de trabalho, inclusive estão em andamento os cursos de almoxarife e auxiliar de logística”, relatou Antônio Neves.

Os secretários de Meio Ambiente, Klayton Calado, de Planejamento, Sidney Salgado, de Fazenda Dalmo Caetano, e o chefe de Gabinete, Edson Jack Azevedo, também participam do encontro. Eles também solicitaram nova reunião com os responsáveis pela parte fiscal, tributária e de responsabilidade socioambiental das empresas, o que deverá acontecer em breve. Um dos temas abordados na reunião foi a questão do transporte público, que deverá, após nova licitação, ter mais linhas com acesso à entrada do Porto.

Para o prefeito Neco, a reunião foi produtiva. “Ficou acordado que receberemos relatórios com percentual da empregabilidade sanjoanense nas empresas. É importante esse contato para apresentarmos a estrutura que temos na secretaria de Trabalho e Renda, cobrarmos o emprego para o sanjoanense e reforçarmos as parcerias existentes e abrirmos portas para novas parcerias. Vamos qualificar, conscientizar e, como foi colocado aqui na reunião, vamos informar nossos munícipes sobre as exigências para prestar serviço dentro do Porto e sobre o uso de EPI, que foi apresentado pelas empresas como uma das dificuldades da nossa mão de obra local”, resumiu o prefeito.

Representantes das empresas Prumo Logística, Milplan, Brasil Port, Acciona Infraestruturas, Rio Shop, Lalilu´s, Construtora Stein Ltda, EEngecampo, Construtora Avenida, Marpem Construção e Logística, Rip, Projecons, FCC e Sotrel fizeram suas colocações e sugeriram um encontro com empresas do município e a comunidade, uma espécie de “Feira do empreendedor”, que será elaborado pela prefeitura. “A reunião foi muito importante para mantermos a aproximação entre o poder público e as empresas subcontratadas que atuam no Porto do Açu. Reforçamos sempre a contratação de mão-de-obra local, e este tipo de encontro mostra que estamos no caminho certo. A ideia é dar continuidade a este diálogo, para que valorizemos ainda mais os profissionais da região”, disse Luccas Calabrez, especialista de RH da Prumo Logística.

Fonte: Secom – SJB