Cumprindo agenda em Brasília, prefeito esteve em quatro ministérios e projetos deverão sair do papel
Visita a quatro ministérios e projetos saindo do papel marcaram a viagem do prefeito José Amaro de Souza Neco a Brasília no início desta semana. Ao lado do chefe de Gabinete, Antônio Neves, e do secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Madureira, o chefe do Executivo sanjoanense cumpriu agenda nos Ministérios dos Esportes, Cidades, Comunicações, Trabalho e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
No encontro com o subsecretário nacional de Projetos Esportivos para a Adolescência e Terceira Idade, Randal Tavares, o prefeito Neco discutiu a implantação do Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que visa proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer abrangendo todas as faixas etárias, incluindo portadores de deficiência. Em São João da Barra, serão três polos – dois na Sede e um em Barcelos – beneficiando em cada um deles 400 pessoas. O Projeto está adiantado e a previsão é que inicie no próximo ano em solo sanjoanense.
Já no Ministério das Comunicações, a pauta foi o projeto Cidades Digitais. Segundo o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, Américo Tristão, até o final do ano, técnicos do projeto estarão em São João da Barra para detectar os locais que para instalação da rede de fibra ótica. A previsão é que em março do ano que vem comece a instalação e a inauguração seja em agosto. Todas as obras e equipamentos ficarão por conta do Ministério, inclusive o servidor. A contrapartida do município é apenas oferecer um espaço de 18 m², dentro das especificações técnicas definidas pelo Ministério, para a instalação. O objetivo da fibra ótica é dotar os municípios brasileiros de condições para o desenvolvimento de alta tecnologia, além de modernização da administração pública, permitindo a implantação de programas e sistemas que visem oferecer melhores serviços aos cidadãos.
Segundo o chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Habitação, Tarcísio Bastos Cunha, o Governo Federal vai financiar a construção das 460 casas populares do Conjunto Habitacional Genecy Mendonça através da Caixa Econômica Federal (CEF). O próximo passo é o envio do projeto pela Caixa para iniciar a liberação dos recursos. As obras de construção das 460 casas deverão começar em um prazo máximo de quatro meses a contar a partir da aprovação por parte do órgão.
Para a construção do Conjunto Habitacional, a prefeitura de São João da Barra fez a doação de uma área de 69.648,68 m² para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Além disso, o Executivo é responsável pela fiscalização da obra. A Caixa Econômica Federal irá administrar os recursos durante o andamento das obras, que têm previsão para conclusão de um ano. As unidades habitacionais, distribuídas por 10 ruas, terão 57,98 m² e serão equipadas e adaptáveis com acessibilidade. Haverá ainda área de lazer e acesso à B-356.
No Ministério do Trabalho e Emprego, Neco solicitou ao coordenador geral de Qualificação, Vitório Alves de Freitas, uma maior parceria para realização de cursos profissionalizantes no município, principalmente através do Instituto Federal Fluminense (IFF). Outro pedido do prefeito foi a implantação de uma sede do Ministério do Trabalho e Emprego em São João da Barra. O pedido foi corroborado em razão do crescimento do município diante do início da operacionalização do Porto do Açu.
A continuação de projetos de saneamento básico na Sede e no 5º distrito que estavam parados foi a principal pauta no encontro com o presidente da Funasa, Antonio Henrique de Carvalho Pires. Além disso, Neco voltou a falar sobre a importância da captação de recursos junto à Funasa para construir poços profundos para suprir principalmente a demanda na sede do município, visando ter uma opção caso a falta d’água em decorrência das variações na captação superficial no Paraíba se torne uma constante.
Para Neco, o trabalho em Brasília foi importante pelo fato de ter tirado da gaveta e encaminhado outros projetos que vão beneficiar a população sanjoanense.
“Esta agenda que foi marcada pelo senador Francisco Dornelles (PP), o qual faço meu agradecimento especial, foi importante para que projetos voltados diretamente ao dia a dia sanjoanense saiam do papel e sejam iniciados e concluídos. Tenho certeza que estamos iniciando um novo ciclo para o município, em que parcerias com o governos Estadual e Federal são essenciais”, disse.
Fonte: Secom – SJB