O Complexo Portuário do Açu recebeu por volta das 12h de ontem, 29, o vigésimo oitavo navio que atracou no Terminal 1, chamado de T1, e a previsão é de que até amanhã o último barco deste mês chegue até ao Porto.
O barco ANANGEL TRUST e bulk carrier é registado com o IMO 9434400 e MMSI 241198000. Atualmente navega sob bandeira de Grécia. O navio foi construído em 2012.
O ANANGEL que chegou às 12h já ficou carregado onde deverá seguir para o Oriente Médio.
De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Parahybano, a previsão é de que cerca de 11 navios deverão atracar no Porto somente no mês de agosto.
Grandes navios já atracaram no porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração, em outubro do ano passado, gerando expressivos tributos para a cidade que recebeu o grande complexo portuário.
Inaugurado em 2014, o Porto do Açu é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore), Terminal 2 (T2 – onshore) e uma retroárea de 90 km².
O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o terminal já embarcou mais de 20 navios capesizes de minério de ferro para a Anglo American. As operações de petróleo terão início em 2016 e poderão receber navios VLCCs. Recentemente, foi assinado um contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, para movimentação de um volume médio 200 mil barris por dia.
O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. Neste terminal estão instaladas e já operando as empresas Technip, NOV, Wartsila e Intermoor. Ainda este ano, estão previstos entrar em operação o terminal da BP Prumo para comercializar combustíveis marítimos (bunker), o terminal da Petrobras na base de apoio da Edison Chouest Offshore e o terminal de cargas gerais (TMULT).
Leia também: Navio Frontier Queen atraca no Porto do Açu
Mais um navio atraca no Porto do Açu