pon

Foto: Blog Arnaldo Neto

O avanço do mar no litoral de São João da Barra deixou moradores do Pontal de Atafona e do Açu, distritos de São João da Barra, bastante preocupados. Tratores e retroescavadeiras com o apoio da prefeitura e do presidente da Câmara, Aluízio Siqueira, ajudaram a diminuir os problemas.

Na última quinta-feira, 19, por volta das 15h, a alta maré alagou diversos pontos dos distritos de São João da Barra que sofrem com o avanço do mar. Moradores do Pontal, em Atafona, segundo distrito de São João da Barra estiveram em estado de alerta. As águas atingiram cerca de 8 casas e 4 bares da localidade.

Foto: Renato Timotheo

Foto: Renato Timotheo

A Defesa Civil Municipal na tarde de ontem, 20, fechou a vala, parcialmente, com o intuito de evitar que a água invada novamente as residências, desta vez pelo mesmo caminho que solucionou o problema na noite anterior.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil de SJB, Adriano Assis, em entrevista ao blog do Arnaldo Neto, não dá para definir o fenômeno como ressaca, somente como uma maré alta. Além disso, a variação climática dos últimos dias favorece a ocorrência de cheias. Adriano destaca ainda que o ponto alto da maré acontece neste sábado.

SAM_5151

Foto: Blog Roberto Moraes

Já no Açu, quinto distrito de São João da Barra, as águas chegaram a invadir a Rua da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza. Segundo informou o blog de Roberto Moraes, apesar da barreira de areia feita pela prefeitura, o mar bateu com força novamente na tarde de ontem, 20.

De acordo com os moradores, a bairreira evitou que, por enquanto, a água chegasse com mais força na rua principal, mas que mesmo assim a água em alguns momentos ultrapassou a barreira e no final do dia, boa parte da barreira de areia já tinha sido diluída pelas ondas do mar.

Os moradores alegam também que a previsão era de a barreira voltasse a ser feita por uma patrol na noite, pois o temor é que haverá, pelo menos, mais duas marés altas, embora agora a tendência é que baixe.

O blogueiro informa ainda que as ocorrências do avanço das águas do mar, a partir da erosão da costa é enorme no Açu e mais uma vez causa espanto e medo a todos os moradores. Ninguém tem dúvidas de que o fenômeno tem maiores consequências no Açu e por ser resultante dos impactos da implantação dos terminais portuários.

O vereador e presidente da Câmara, Aluízio Siqueira, disse que irá continuar apoiando os moradores do Açu e Atafona neste momento da erosão costeira.

– Recebi a solicitação dos moradores de Atafona e logo encaminhei uma retroescavadeira para o local com objetivo de amenizar a dor e a preocupação dos moradores. Agora é rezar para que as outras marés não sejam tão intensas. É bom destacar que estarei sempre aqui para ajudar toda população -, destacou.

11079618_421228231372640_6675008311842150415_n

Foto: Facebook Aluízio Siqueira

Leia também: Mar avança novamente em Atafona, Grussaí e Açu

Atafona pode estar desaparecendo

Teto de casa desaba em Atafona e deixa casal gravemente ferido

O trágico fim do Atafona Praia Clube