O Pontal de Atafona sofre mais um ano com o avanço do mar neste mês de março

Foto: Renato Timotheo

Foto: Renato Timotheo

Era para ser apenas uma canção como diz o cantor Tom Jobim em uma de suas obras ‘São as águas de março fechando o verão’. Mas não! O mar vem assustando moradores de São João da Barra e por volta das 15h de hoje, a alta maré alagou diversos pontos dos distritos de São João da Barra. O Pontal, Grussaí e Açu sofrem bastante com o avanço do mar.

Moradores do Pontal, em Atafona, segundo distrito de São João da Barra estão em estado de alerta. As águas já atingiram cerca de 8 casas e 4 bares da localidade.

11081601_808309462586111_1710522727_n

Foto: Leitor Júlio

Segundo o morador e auxiliar de serviços gerais, Waldecir da Silva, de 69 anos, não é primeira vez que a água do mar entra em sua residência onde vivem oito pessoas, sendo uma filha que é portadora de necessidades especiais.

– Eu vou ficar aqui a madrugada inteira acordado, vigiando a maré, pois não posso largar as minhas coisas e também não tenho pra onde ir -, disse.

Um grande transtorno foi gerado para os comerciantes que estão em áreas próximas ao mar. A passarela de madeira, assim como o manguezal do Pontal, ficaram cobertos de areia trazidas pelas ondas.

Segundo a outra moradora, Simone Cunha, de 32 anos, neste mês março já é costume esperar por essa situação.

– É hora de colocar nossos móveis para o alto de forma que não sejam atingidos pela água. A Defesa Civil esteve aqui ajudando na retirada dos móveis do bar da Nilce, onde a proprietária, graças a Deus, não reside no Pontal -, destacou.

Em Grussaí, terceiro distrito de São João da Barra, a ressaca do mar fez com que ondas avançassem e como as casas ficam distantes, não houve nenhum registro de ocorrência.

11076094_808309422586115_891512397_n

Foto: Leitor Júlio

Já no Açu, quinto distrito de São João da Barra, as águas chegaram a invadir a Rua da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza.

De acordo com informações do coordenador da Defesa Civil,  Adriano de Assis, uma bomba já foi instalada para auxiliar nos trabalhos, puxando a água da rua e jogando em uma lagoa da localidade.

Adriano destaca ainda que equipes estão monitorando 24h toda a orla e até o momento nenhum morador encontra-se desabrigado.

Segundo informações do site Apollo11.com, a previsão é que a maré chegue ao seu maior nível na madrugada desta sexta-feira, 20, às 3h30 com nível de 1.21m. 

Site Apolo11.com

Site Apolo11.com

Confira também: Atafona pode estar desaparecendo