Trabalho visa facilitar o trânsito de canoas de pescadores artesanais
Uma ação conjunta envolvendo as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente viabilizou a limpeza e drenagem em 500 metros do canal São Pedro, em São João da Barra. O local é diariamente utilizado por 110 pescadores artesanais do rio Paraíba do Sul no desembarque da produção e para que possam atracar suas canoas.
Iniciados na última segunda-feira, 19, os trabalhos têm previsão para ser concluídos em junho. “Esta iniciativa deverá resolver o problema causado pelo assoreamento, além de melhorar a vazão que diminui no período de estiagem”, comentou o secretário de Agricultura, Pedro Nilson, declarando que o poder público está atento à produção do pescado como um setor consolidado que gera renda familiar significativa.
O pescador Josimar de Souza, 52 anos, utiliza o canal para o seu trabalho diariamente. “Com a maré seca o canal fica intransitável, com muita lama. Ninguém entre e nem sai, causando muitos transtornos aos pescadores”, ressaltou Josimar, que pesca desde os 12 anos e se profissionalizou há 10.
Programa Piscicultura – A Secretaria de Agricultura, objetivando expandir a criação de peixe junto aos agricultores familiares, está desenvolvendo o Programa Piscicultura, disponibilizando máquina para abertura e limpeza de tanque e em alguns casos distribuição de alevinos.
Fonte: Secom – SJB