Um campanha por doação de sangue pelas redes sociais com objetivo de ajudar na recuperação de Luanderson da Silva Porto, 27, que encontra-se em situação de urgência continua atingindo grandes compartilhamentos. Segundo familiares, o jovem está internado desde a última sexta-feira, 29, no Hospital Dr. Beda I, em Campos, com dengue hemorrágica.
Familiares informaram ainda que a doação é de qualquer tipo sanguíneo e, preferencialmente, sejam feitas por homens, por conter maior quantidade de plaquetas. O paciente atualmente mora no município de Campos dos Goytacazes, sendo que os familiares são de Grussaí, distrito de São João da Barra.
As doações são feitas no Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), em nome do paciente Luanderson da Silva Porto.
Doação – Entre as condições básicas para doar sangue, o indivíduo tem que sentir-se bem, com saúde, apresentar documento com foto, ter idade entre 18 e 69 anos e ter mais de 50 Kg. É importante ter feito repouso mínimo de seis horas na noite anterior, nunca doar sangue em jejum, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação e evitar também alimentos gordurosos.
O Hemocentro recebe doações diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 07 às 18h.
Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada.
Para quem poder doar plaquetas, a assessoria do hospital informa que à doação de plaquetas por aférese, um procedimento que já vem sendo realizado pelo Hemocentro Regional de Campos (que funciona no Hospital Ferreira Machado), desde 2007.
Para doar plaquetas por aférese, a pessoa deve antes ter avaliadas suas condições físicas, atendendo aos requisitos necessários para este tipo de doação. Isso é feito no próprio hemocentro. Basta vir ao Banco de Sangue do HFM em qualquer dia da semana, das 7 às 14h, e manifestar a intenção deste tipo de doação.
Condições para ser doador de plaquetas por aférese:
– Somente homens podem doar plaquetas por aférese.
– O interessado já deve ser doador de sangue (com duas doações de sangue por ano, no mínimo).
– Deve pesar, no mínimo, 70 kg.
– Ter entre 18 e 60 anos.
– Passar por avaliação de suas condições de doador por aférese.