Em sua 28ª edição, o Fescan é um sucesso e atrai cantores e compositores de vários lugares do Brasil. Antes da grande final, acontecem as duas eliminatórias nos dias 18 e 19/06, no Cine Teatro São João, com entrada franca.
As Dez finalistas canções vão se apresentar no dia 21 de junho no Palco Oficial, localizado na Praça de São João Batista. Neste ano, serão distribuídos 13.500 reais em prêmios, além de troféus. Serão premiados os três primeiros classificados, melhor arranjo, melhor intérprete e o escolhido pelo voto popular.
Histórico: Em junho de 1983, Joaquim Gomes Neto, na intenção de valorizar e descobrir artistas musicais da cidade criou o primeiro festival da canção sanjoanense, que era próprio do lugar. O primeiro a ser realizado aconteceu em um tablado feito um coreto, todo em madeira. Logo em seguida Joaquim quis dar uma arte para o festival, convidando o artista João Antônio Gaiato. João criou o primeiro palco sobre “Gonzaguinha”, já o segundo foi sobre “Eliz Regina” em pirâmide lezar, o terceiro palco foi uma clave de sol, onde os músicos saiam de dentro de uma caixa de música. O último palco que João criou para o festival foi uma cidade, onde o centro do palco era um shopping com lojas.
Foram decorações de palcos que ficaram guardadas na memória dos sanjoanenses, tornando o festival uma tradição na cidade, revelando talentos. O cantor Guto Alves foi o primeiro vencedor ainda vivo na cidade. O Sr. Rock de Souza Rangel é um dos participantes mais antigos, assim como Ricardo Bessa que participa desde que foi criado. Vítor Beiruhty venceu 10 anos consecutivos. Antony Ralph e João Antônio Gaiato contribuíram bastante para o crescimento e a valorização do festival na cidade.
Hoje o festival é muito concorrido e conhecido por músicos de São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Macaé, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Paulo e Rio de Janeiro. No ano de 2009 contou com a presença na comissão julgadora do cantor Ivo Pessoa e saiu como vencedor o jovem Cris Dalana com a música “Semeia”.