O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza Neco, cumpriu agenda em Brasília

IMG-20140917-WA0006

Foto: Divulgação

O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza Neco, cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (17). Na pauta, importantes reuniões em diversos ministérios, entre eles o da Pesca, o das Cidades, e Agricultura e Comunicações.

O Terminal Pesqueiro de Atafona, o assoreamento do Pontal de Atafona e a transgressão do mar estiveram na pauta no encontro do Ministério da Pesca e Aquicultura. A reunião no setor foi com o assessor-chefe do Gabinete do Ministro, Leinaldo Queiroz. Vale lembrar que no mês passado, representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) apresentaram um projeto demonstrando a viabilidade técnica da contenção do mar. Queiroz se comprometeu, assim que o projeto estiver pronto, a auxiliar na captação dos recursos necessários para as obras.

No Ministério das Cidades o prefeito se reuniu com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, e tratou da construção das 460 casas na sede do município. Vale lembrar que o chamamento público foi realizado e o projeto arquitetado.

A proposta inicial é para os munícipes que têm renda mensal de até R$1.600,00 dentro da demanda cadastrada na secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Na ocasião, num encontro com o técnico do Ministério, Rui Pires, o prefeito reivindicou, já para 2015, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, casas para os cidadãos sanjoanenses que dependem de aluguel e têm renda superior a definida pelo programa.

Dentro de 60 dias deverá implantado em São João da Barra o projeto que prevê a construção de redes de fibra ópticas através do programa Cidade Digital. O objetivo é possibilitar a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. Aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como, a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede, também fazem parte da proposta. Outra ação do programa é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. Cabe ressaltar que o município já disponibiliza internet gratuita nas residências e nas praças pelo Programa Municipal de Internet Livre (Promil). Ambas iniciativas foram definidas após reunião no Ministério das Comunicações.

Para o prefeito Neco, é de suma importância que os projetos nos âmbitos estadual e federal permaneçam sendo realizados para que São João da Barra continue no caminho certo do desenvolvimento.

“O dia foi produtivo e ratificou a importância de parcerias para o desenvolvimento do município. Vamos construir centenas de casas para a população que necessita de um teto. Esta é nossa política de habitação. Também buscamos apoio na Pesca para a questão que envolve o litoral de Atafona. Demos mais um passo na implantação do projeto Cidades Digitais. Queremos levar ainda mais acesso às tecnologias e às redes. Um futuro se faz com inserção social e digital”, ressalta o prefeito.

Também participaram das reuniões, o secretário de Planejamento, Sidney Salgado, o Procurador Geral do Município, Jefferson Nogueira, o Coordenador de Licitação, Felipe Miranda e o chefe de Gabinete, Antônio Neves.

Fonte: Secom – SJB