Um golfinho foi encontrado morto no fim da tarde desta sexta-feira, 30,  na praia de Grussaí, posto 1, Telê Santana, Distrito de São João da Barra. A espécie é do boto-cinza (Sotalia guianensis) que pertence à ordem Cetartiodactyla, subordem Odontodecti, classe Mammalia e família Delphinidae.

O golfinho que pesava em torno de 110 quilos deverá ser recolhido pelo Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas que atende diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). É comum, para esta espécie, atingir os 2 metros, sendo que os indivíduos podem viver até aos 30 anos. É uma das menores espécies de cetáceos e sua distribuição é restrita, ocorrendo em apenas águas costeiras, baías, enseadas e estuários do oeste do oceano Atlântico, desde Honduras até o sul do Brasil. Apesar de o nome, por vezes, gerar confusão, o boto-cinza é uma espécie de golfinho.

Foto: Leitor Parahybano

No programa, monitores percorrem diariamente 62 km de praia, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Campos dos Goytacazes.

Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, ligue para o número 0800 729 0810.