release 3

Foto: Theotonio Paes

Calçamento em ruas, incentivo ao esporte, aos agricultores, mais opções de lazer e cultura, melhorias na educação, na saúde e no transporte. Essas foram algumas das muitas reivindicações feitas pelos estudantes que participaram do projeto Parlamento Jovem, realizado pela Câmara de São João da Barra na tarde desta quinta-feira (12). Durante três horas, nove jovens exerceram o papel de vereador, além de aprenderem um pouco do papel do Legislativo.

– Esse projeto, assim como os demais que realizamos, tem o objetivo de aproximar o sanjoanense aos trabalhos desta Casa. O jovem precisa estar mais integrado à política nacional, que precisa ser vista como um instrumento transformador de uma sociedade. A política hoje está mal vista, mas temos que acreditar no nosso Brasil e na nossa São João da Barra – destacou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira.

parlamento

Foto: Theotonio Paes

Matérias – A vereadora Giovana Meireles Lopes, do Colégio Estadual Alberto Torres (CEAT), propôs coleta seletiva do lixo, estação de tratamento de água, construção de hospital, lixeira subterrânea. A vereadora Ana Clara Lima, do Colégio Estadual Doutor Olímpio Saturnino de Brito (CEDOSB), pleiteou transporte gratuito para os alunos visitarem museus e Bienais, reforma na Associação de Moradores do 4º Distrito, calçamento de ruas de Cajueiro.

Já o vereador Matheus Farias, também do CEDOSB, comentou sobre a necessidade de uma escola em tempo integral para atender os alunos cujas mães trabalham o dia inteiro, reforma no ponto de ônibus de Cajueiro. O edil Davi Rocha, do Colégio Estadual João Coelho da Silva (CEJCS) pleiteou cursos profissionalizantes, construção de uma quadra próxima à escola, entre outros. A vereadora Laís Almeida, do CEJCS, propôs várias ações para a sua escola: introdução à Educação Ambiental, acesso à Internet, estratégicas pedagógicas que diferenciem área rural e urbana.

O vereador David Almeida Fernandes, do Colégio Estadual Doutor Newton Alves (CEDNA), centralizou seus pedidos no transporte público, em especial na Campos Tur. O parlamentar Eduardo Rodrigues Pessoa, do CEAT, quer melhorias na praça, ciclovia e reforma no ginásio e na quadra do colégio. A vereadora Maria Eduarda Moreira, do Colégio Estadual Admardo Alves Torres (CEAAT), quer que o município implemente o segundo segmento do ensino fundamental e construa mais escolas. Por fim, o vereador Jorge Vitor Henriques, do CEDNA, pleiteou a criação do programa Bolsa Atleta nas escolas para incentivar a prática de esportes.

Ao final, a diretora do CEDOSB, Lidiane Amaral, falou sobre o evento. “Fiquei surpresa com o olhar crítico desses alunos para assuntos tão relevantes”, disse Lidiane. A coordenadora pedagógica do CEAAT, Margareth Gaspary Barreto, fez coro. “É de grande valia este momento onde percebemos a maturidade dos alunos em todos os segmentos”, disse.

Fonte: Ascom – Câmara