Equipe conquistou primeiro lugar em Votação Popular, no vídeo do projeto sobre biodiesel como combustível alternativo

Foto: Divulgação

O Prêmio Votação Popular da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2020 foi anunciado oficialmente nesta segunda-feira, 6, e também entrou para a coleção de conquistas da equipe de jovens cientistas de São João da Barra. O vídeo do projeto foi o mais votado de todo o Brasil, ficando em primeiro lugar na popularidade nacional, com 2.281 Votos. A diferença para o segundo colocado foi de 675 votos.

Os estudantes  Kaio Barcelos Ribeiro Primo, Lauany de Abreu Barreiro, Lucas do Espírito Santo Tavares levaram, ainda, no último sábado, 4, outros três prêmios. A equipe é composta por alunos egressos do 9º ano da Escola Municipal Amaro de Souza Paes — polo do Programa Jovens Talentos da Faperj —, em Grussaí.

O projeto “Fabricação e Utilização do Biodiesel como Combustível Alternativo” saiu  da Febrace ainda com o prêmio de Melhor Projeto do Estado do Rio de Janeiro, o prêmio  STEAM & English (financiado pela embaixada americana e consulados), com uma semana de formação na Universidade de São Paulo (USP), e o quarto Lugar Nacional, na categoria geral: Ciências Biológicas, quando concorreram entre os 52 projetos.

O Prêmio Votação Popular visou incentivar a divulgação dos trabalhos realizados pelos jovens e seus orientadores perante a sociedade, para que todos conheçam as atividades que são desenvolvidas pelos alunos e professores durante o processo de elaboração do projeto apresentado na feira. Em 2020, foram 350 projetos de todo o Brasil. Por meio da internet, foi possível visualizar o vídeo de apresentação, resumo e banner dos projetos, visitando os estandes virtuais no site, e escolhendo seu trabalho favorito. Confira os 10 projetos mais votados aqui.

A professora e orientadora do projeto, Patrícia Rodrigues é taxativa: “Para mim este foi o melhor prêmio, pois mostra quanta gente acreditou no projeto e quantas pessoas acreditam na nossa educação. Muita gente se envolveu e agora está vibrando junto. Uma vitória de todos.”

“Muita gente se envolveu na votação, a mobilização foi grande e linda! Nossos familiares, amigos próximos e até quem não conhecíamos participou! Várias escolas, funcionários, moradores do município e de vários outros lugares. Tivemos votos de pelo menos três países diferentes e isso nos deixa imensamente feliz. Nosso projeto, nossos jovens, nosso interior sendo colocado em destaque até mesmo internacionalmente”, ressalta a também orientadora Jéssica Monteiro.

O vídeo de apresentação teve um papel fundamental, pois era o destaque da página da Febrace. Ele foi produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, com o acompanhamento dos professores e participação de outras secretarias como Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. O resultado final foi alta qualidade que, com simplicidade, técnica e emoção, transmitiu a todos a importância e a beleza do trabalho realizado pelos estudantes.

A solenidade para premiação dos finalistas teve transmissão ao vivo pelo Youtube. O evento foi aberto pela coordenadora-geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes, e o nome dos ganhadores apresentados por Mari Fulfano e Iberê Thenório, do Manual do Mundo – website brasileiro especializado em conteúdos educativos e de entretenimento, com mais de 2,3 bilhões de visualizações.

Os números da Febrace 2020 são grandes: 761 estudantes, 510 professores orientadores educação básica, 295 escolas, 27 unidades federativas e 66 mil estudantes se submeteram a todo o processo que começa pelas feiras municipal e estadual. Foram cerca de 350 projetos de todo o Brasil. Na Região Sudeste foram escolhidos 109 projetos, sendo quatro do Espírito Santo, 22 de Minas Gerais, 70 de São Paulo e 13 do Rio de Janeiro. Desses 13 projetos do Rio, 11 originários de grandes municípios da região metropolitana, um da Região do Médio Paraíba e o projeto, do município de São João da Barra, representando todo o interior do estado.

“Agradecemos a todas as pessoas que votaram, compartilharam e torceram por nós. Foi muito gratificante levar o primeiro lugar. O projeto foi o mais votado entre 344 em todo Brasil. As pessoas abraçaram essa causa e toda ajuda e apoio foram muito importantes para trazer esse prêmio para São João da Barra”, disse a aluna Lauany.

Fonte: Secom – SJB