Em meio ao cenário de aperto econômico no país, os consumidores tentam aliar o útil ao agradável, procurando presentes baratos que agradem às crianças, no dia dedicado a elas. Nesta segunda-feira, 12, toda criança espera ganhar uma lembrança, por mais simples que seja. Com isso, pais, avós, tios e outros parentes buscam presentes que caibam no orçamento.
Pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) mostrou que 46% dos brasileiros têm intenção de presentear no Dia da Criança deste ano. Segundo o gerente de Economia da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, a expectativa é de movimentação de R$ 6,8 bilhões no comércio de rua, em shopping centers e nas vendas virtuais. “As datas comemorativas continuam fundamentais para o varejo, porque o brasileiro pisou no freio ao longo dos últimos anos, consumindo de forma mais seletiva, especialmente em ocasiões como esta.”
De acordo com a pesquisa, 65% dos que vão presentear as crianças preferem dar brinquedos. Roupas e calçados são a escolha de 28%, a bicicleta é a opção de 4% e 5% pretendem comprar videogames ou jogos de computador. Segundo o estudo, o gasto médio por pessoa com os presentes será de R$ 102.
O presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Aldo Gonçalves, disse que os pais, normalmente, fazem um sacrifício porque todos gostam de dar um presente para os filhos, netos, sobrinhos ou afilhados. “É uma época difícil, com um cenário econômico muito complicado”, afirmou Gonçalves.
De acordo com Gonçalves, pesquisa feita pelo CDL com seus associados indicou crescimento modesto, em torno de 2%. “Isso porque estamos atravessando um período de vendas muito fraco devido à inflação alta, aos juros altos e ao alto índice de desemprego. É um panorama nada favorável. Mesmo assim, esperamos crescimento moderado de vendas até porque as crianças são sempre prioridade.”
Fonte: Agência Brasil