A primeira Feira de Economia do Mar (Fecomar) de São João da Barra começou nesta quarta-feira, 29, com enfoque na importância do setor para o estado do Rio de Janeiro, pilares de desenvolvimento dessa cadeia produtiva aliada à sustentabilidade e geração de energia limpa. O evento é gratuito e acontece até quinta-feira, 30, no Sesc Grussaí.

A prefeita Carla Caputi abriu a feira falando do potencial do município no setor por meio da pesca, do turismo, esporte e das atividades relacionadas ao Porto do Açu e à produção de energia renovável.

“Este é o primeiro evento de muitos que virão, pois entendemos que o município pode desenvolver e aprimorar inúmeras atividades ligadas ao setor e esse diálogo com a iniciativa privada, aqui representada pelo Porto do Açu, e com o Estado só reforça que estamos seguindo na direção correta, visando buscar ainda mais investimento e crescimento do setor em São João da Barra”, destacou Carla Caputi.

A abertura oficial contou com a presença do secretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, que também apresentou a palestra “Panorama atual da Economia do Mar no Estado do Rio de Janeiro”.

A feira é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, em parceria com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Estado Rio de Janeiro.

“Essa é uma parceria muito importante. Estamos discutindo uma temática nova dentro de uma das atividades mais antigas da humanidade. Grande parte dos recursos que vêm para o Estado é proveniente de atividades do mar e São João da Barra tem um papel importante nesse contexto, sinalizando que está atenta a essa realidade”, pontuou Felipe Peixoto.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, a subsecretária, Joice Pedra, e autoridades municipais do Executivo e Legislativo fizeram parte da mesa de abertura, que contou ainda com o diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, Vinicius Patel, que fez parte do painel sobre o estágio da indústria de óleo e gás no Brasil e o desafio para a Energia Verde.

A feira está dividida nas temáticas Óleo e Gás, Pesca e Turismo e Porto e Navegação,com estandes, oficinas, palestras e painéis sobre as diversas formas como a economia de São João da Barra se relaciona com o mar. A Cooperativa Artepeixe de Atafona e os projetos Respeito Restinga e Praia com Vida também estão presentes.

Confira a programação desta quinta:
9h – Visita guiada às exposições: “Navegando na história”; “Meu lixo, e eu com isso?” e projeto SOLARIS IFF SJB
Área externa do Sesc Grussaí
9h30 – Abertura do Evento
Salão central Sesc Grussaí
9h45 – Palestra O papel da Marinha do Brasil na Economia do Mar
Marinha do Brasil: Capitão-tenente Fábio Henrique da Silva
10h- Palestra Como ingressar na Marinha do Brasil:
Segundo-sargento Maicon Castro
11h – Palestra História da navegação e da indústria portuária no município de São João da Barra
Profa. Dayane da Silva Santos – IFF SJB
11h45 – Palestra Qualificação profissional e empregabilidade: óleo e gás, construção naval e transporte aquaviário
Paulo Vidal – Diretor Geral do IFF SJB
12h30 – Almoço
13h30 – Palestra Políticas públicas: a importância da pesca para a Economia do Mar
Luis Bernabé Castillo – Fiperj
14h30 – Palestra A importância do Turismo dentro da Economia do Mar
Sebrae
15h30 – Palestra Gastronomia do mar e a oportunidade do desenvolvimento regional, com o Jornalista César Marques e aula show do Chef Lucas Miranda, do restaurante Ricardinho.
17h – Encerramento

Fonte: Secom