Foto: Renato Timotheo

Foto: Renato Timotheo

A Defesa Civil de São João da Barra está intensificando o monitoramento do nível do Rio Paraíba do Sul nos últimos dias, devido as fortes chuvas que caíram nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

O nível do Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, chegou a uma marca mínima histórica registrada de 2,85 metros, devido a estiagem na região sudeste do Brasil. Após as chuvas intensas em São Paulo e Minas Gerais, o nível do Rio subiu quase dois metros, chegando ao nível de 4,80 metros.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, o monitoramento vem sendo feito com mais intensidade não só no nível do Rio, mas também nos diques e comportas do município. Apesar de não haver risco de rompimento, os diques São João, dique da Areia e o dique da Prainha de Ramos estão sendo monitorados por prevenção, assim como o controle das comportas, que normalmente são feitas pelo INEA (Instituto Nacional do Ambiente), mas durante o verão ficará sob a responsabilidade da Defesa Civil municipal.

– Além do monitoramento “in loco”, trabalhamos com dados do CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), de estações meteorológicas, defesas civis dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense e ainda Defesa Civil estadual. Há previsões de chuvas fortes para o verão, nossa equipe está preparada, pedimos aos cidadãos do nosso município que colaborem com o nosso trabalho, em caso de alguma ocorrência ligar para os telefones 2741-8370 ou 199 -, disse Adriano Assis, coordenador.