Interessados deverão procurar uma das unidades do CRAS do município na sexta e na segunda-feira
Novas vagas para o curso gratuito Básico de Sobrevivência em Plataforma (salvatagem) serão ofertadas pela secretaria de Trabalho e Renda de São João da Barra, por meio de um convênio com as empresas Pré-sal Formação Continuada e SEAL. As inscrições para o preenchimento das 20 vagas estarão abertas nos dias 9 e 12 de janeiro, em horário comercial, nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sede do município, Atafona, Grussaí, Barcelos, Cazumbá e Açu.
Os interessados devem ter idade acima de 18 anos, ter concluído o segundo grau e outros cursos de capacitação e técnico, com apresentação do certificado. Podem ser inscrever pessoas do sexo masculino e feminino e é necessário que estejam com todos os documentos em dia no ato do preenchimento da ficha de inscrição. A prioridade é para os candidatos que preencherem de forma mais completa os requisitos.
O resultado final será divulgado nos dias 14 e 15 de janeiro, quando acontece também a convocação dos aprovados. O curso será ministrado em Campos dos Goytacazes, na sede da empresa Pré-sal, na rua Alvarenga Filho, nº 25. Os 20 alunos serão divididos em duas turmas, com as aulas iniciando, respectivamente, nos dias 17 de janeiro e 28 de fevereiro. A prefeitura fica responsável pelo transporte gratuito dos participantes.
O convênio oferece à população sanjoanense um total de 30 vagas, sendo que a primeira turma de 10 alunos concluiu o curso, com carga horária de 40h, no mês de dezembro. Na oportunidade foi utilizado como critério de seleção o banco de dados de pessoas formadas pelo Pronatec.
O secretário de Trabalho e Renda de São João da Barra, Luiz Paulo Madureira, destaca a importância do curso de salvatagem para o acesso ao trabalho, já que é uma exigência do mercado e que, de forma particular, sai a uma média de R$ 1.200,00. O objetivo, segundo ele, é capacitar e qualificar a mão de obra local visando oportunizar emprego não só nas empresas que trabalham no Porto do Açu, como em qualquer Porto do Brasil e em plataformas.
Residente na praia de Grussaí, a dona de casa Beatriz Silva Rodrigues concluiu recentemente o curso de conferente de carga, desenvolvido no município em parceria entre prefeitura e Pronatec, e afirma ter perdido uma vaga de emprego no Porto do Açu por não ter o curso de salvatagem. “Agora com o curso concluído, as minhas chances de conquistar uma vaga de emprego aumentaram”, declarou.
Fonte: Secom – SJB