Assista ao vídeo (AQUI)

Foto: Guarda Ambiental

Uma cobra falsa-coral foi encontrada por uma criança dentro de uma churrasqueira na tarde de ontem, 07, no bairro Chatuba, em São João da Barra. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações dos agentes da Guarda Civil Ambiental, uma equipe foi ao local e o animal com aproximadamente 1 metro foi recolhido e devolvido ao seu habitat natural, a reserva Caruara.

A ação foi realizada pelos agentes Azevedo, Santos e M.Gomes.

Falsa-coral (Erythrolamprus aesculapii)

Amplamente distribuída no Brasil, a Erythrolamprus aesculapii é uma das 52 espécies de serpentes não peçonhentas que apresentam o padrão coralino ou então a cor vermelha em sua coloração e são chamadas de falsas-corais.

Muito comum em várias regiões do território brasileiro, os indivíduos apresentam atividade diurna e terrícola. Quando adultos, alimentam-se de outras cobras e, quando jovens, predam pequenos lagartos.

Como forma de defesa, a falsa-coral pode achatar o corpo e enrodilhar a cauda (comportamento também realizado por corais-verdadeiras).

Não peçonhenta, a serpente não está envolvida com acidentes graves, mas ainda oferece risco ao humano. Portanto, em caso de ataques, é necessário recorrer a postos de atendimento para ser medicado com uma dose do soro específico. A quantidade é igual tanto para crianças quanto para adultos e o número de ampolas deve ser proporcional à gravidade do acidente.