doar-sangue1

Foto: Divulgação

Final de ano chegou e muitos compromissos aparecem, deixando o dia das pessoas ainda mais exaustivo e estressante. Compras de Natal ceia, Ano Novo, férias e tantas outras coisas, mas e os compromissos com o próximo que tanto precisam? Eles têm um tempinho na agenda?

O Hemocentro Regional de Campos, localizado no Hospital Ferreira Machado (HFM), está passando mais uma vez por dificuldades e precisa da sensibilidade dos doadores para que a situação melhore.

Se o estoque continuar muito abaixo do ideal, na próxima semana as cirurgias eletivas podem começar a serem canceladas, segundo a assistente social Maria Gonçalves. “Estamos com o estoque de sangue muito baixo, principalmente dos tipos A+ e RH-. Para se ter uma ideia de como estamos, neste domingo só compareceram 16 doadores, enquanto nosso ideal são 70 doações diárias”, disse a assistente.

Ainda de acordo com Maria, os compromissos das festas de fim de ano afastam os doadores, justamente em um dos momentos em que mais precisam de sangue, já que com o início do verão muitos acidentes acontecem nas estradas da região.

O Hemocentro funciona diariamente, incluindo finais de semana e feriados, para receber os doadores das 07h às 18h. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. A doação de sangue é voluntária e espontânea.

Fonte: Ururau