A partir desta quarta-feira, 3, o Centro de Triagem e Combate ao Coronavírus, que funciona em frente à Santa Casa, passará a atender também os serviços de emergência pediátrica do município, além dos casos pediátricos de sintomas de Covid-19. O atendimento aos adultos com sintomas respiratórios será feito na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra em um espaço próprio, com segurança adequada e equipe médica da Santa Casa.

O atendimento de emergência pediátrica vai contar com sala de estabilização pediátrica e equipamentos especializados de pediatria, leitos de observação e atendimento a pacientes com sintomas respiratórios em setor separado, com protocolo de proteção aos pacientes suspeitos de Covid-19. A estrutura permite que o município tenha um setor destinado ao atendimento pediátrico de urgência do município.

Foto: Secom

O redirecionamento dos atendimentos foi definido pela Secretaria Municipal de Saúde em função da queda no número de casos e internações no município, que tem sido registrada nos últimos 45 dias. A queda também vem permitindo a desmobilização gradual do número de leitos no Hospital de Campanha Covid-19, que hoje conta com um terço dos leitos disponíveis, comparado ao momento de pico da pandemia, entre os meses de abril a julho deste ano. A taxa de ocupação hospitalar é de 25%.

— Temos uma queda substancial no número de casos e internações e o melhor índice de esquema vacinal completo da região. Com isso, felizmente, estamos conseguindo redirecionar alguns tipos de serviços. Um deles é a mudança que começaremos nesta quarta-feira na triagem. Os adultos que apresentarem sintomas respiratórios devem procurar direto a Santa Casa de Misericórdia — orienta o secretário municipal de Saúde, Sávio Saboia.

Fonte: Secom