Prefeita Carla Machado se reuniu com diretoria da Federação das Apaes e com integrantes da diretoria em São João da Barra

4875_160317101639_dsc_0197_1

Foto: Divulgação

A prefeita Carla Machado se reuniu recentemente com a diretoria da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro e com integrantes da diretoria da instituição em São João da Barra. No encontro, em que também participaram representantes do Controle Interno, da Procuradoria Geral do Município e das Secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura e de saúde, foi discutida uma solução para que a entidade, fechada por por enfrentar problemas jurídicos, tributários e trabalhistas, tenha sua situação regularizada e volte a funcionar.

A Federação se comprometeu a nomear uma comissão para que seja feito um levantamento da real situação administrativa e financeira da Apae de São João da Barra. O objetivo, de acordo com a prefeita, é buscar uma forma de atender aos alunos.

– Se houver um caminho legal para que a Apae tenha parceria do município, isso será feito. De forma nenhuma gostaria que essa instituição, que tem um papel importante no país, continue fechada em São João da Barra. Espero que esse problema seja resolvido da melhor forma possível. Só não posso fazer o que a legislação não permite – enfatizou a prefeita, que foi presidente fundadora da Apae em 1990 e delegada junto à Federação.

Enquanto se busca uma solução para que a Apae volte a funcionar, a orientação é que os familiares de pessoas que precisam de atendimento especializado recorram ao Centro Municipal de Educação Especial.

– Em nossa primeira gestão, São João da Barra foi um dos primeiros municípios do Estado a repassar a parte do Fundeb à Apae, além de firmarmos um convênio de cooperação técnica, instrumento administrativo que no momento a prefeitura está impedida de fazer devido à falta das certidões da instituição – concluiu a prefeita.

Fonte: Secom – SJB