O prazo para as filiações partidária dos candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito para as próximas eleições encerra-se no dia 02 de outubro de 2015. O Art. 9º, da Lei nº 9.504/97 prevê que os interessados em serem candidatos devem possuir domicílio eleitoral e estarem com suas filiações deferidas pelo menos um ano antes do pleito eleitoral.
Em São João da Barra, as movimentações de filiações e troca de partidos estão a todo vapor, assim como a disputa pelo apoio dos partidos as campanhas majoritárias.
A única coisa que se pode garantir para as eleições de 2016, é que o atual prefeito do município, José Amoro Martins de Souza, Neco, concorrerá a reeleição pelo PMDB. Já a sua adversária, a ex-prefeita, Carla Machado (PT), ainda não definiu sua vida partidária, há rumores de que ela possa ir para o PSB, do senador Romário, mas nada confirmado. O deputado Bruno Dauaire (PR) ainda não decidiu se será candidato ou se caminhará com o atual governo.
Dos 32 partidos políticos existentes, o prefeito Neco(PMDB) conta com apoio já firmado do PSDB, PDT, PTdoB e PRB, sendo que outras legendas devem ser confirmados em breve. A ex-prefeita Carla Machado (PT) conta com o apoio certo do PSB, PSDC, PROS e PSD, podendo anunciar outros apoios futuros. Ainda há muitos mistérios sobre apoios partidários, mas ao que tudo indica deve ser confirmado que o prefeito Neco terá uma larga vantagens de apoios dos partidos sobre a sua provável adversária.
Uma outra situação que deve ser definida ainda este ano, é a quantidade de cadeiras de vereadores na Câmara. Tudo indica que os vereadores irão aprovar a quantidade de cadeiras de 9 para 13, para a próxima legislatura.
O que tem sido muito questionado no meio político, é a posição política dos vereadores Aluísio Siqueira(PMDB) e Alex Firme(PMDB), ambos estão no PMDB, mas não fazem parte da base aliada do governo Neco, isso significa que ou eles se filiam em outro partido e correm o risco de perderem o mandato, ou permanecem no PMDB e correm o risco de não terem a vaga do partido para serem candidatos.