Evento acontece na próxima quinta-feira, na Praça Nossa Senhora da Penha
Na próxima quinta-feira, 18, a unidade móvel do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado realizará, em Atafona, litoral de São João da Barra, o trabalho de coleta de sangue. A iniciativa acontece a partir das 8h na Praça Nossa Senhora da Penha e a expectativa é que um grande número de pessoas do município compareça para realizar a doação. O encerramento será às 16h, no Colégio Estadual Dr. Newton Alves, com realização de palestra sobre DST/Aids.
Intitulada “Capoeirista Sangue Bom”, a campanha de coleta voluntária é promovida em sua 5ª edição pelo grupo ABC Arte Capoeira e conta com apoio total da prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria de Saúde. Também irão participar a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com a palestra ministrada pela assistente social Maria Helena Bastos, além do Colégio Newton Alves, com o Projeto Cidadania.
Na quarta-feira, 17, alunos do Colégio Newton Alves e integrantes do Grupo ABC Arte Capoeira, coordenados pelo Instrutor da Associação Brasileira de Cultura da Arte Capoeira, Francisco de Assis Moreira, farão, a partir das 9h, uma caminhada de conscientização pelas ruas de Atafona. A finalidade é mostrar para todos que doar sangue é um ato de solidariedade.
“Hoje pode ser um vizinho que esteja precisando. Amanhã pode ser alguém de sua família”, disse Francisco, acrescentando que a campanha visa reforçar o estoque do banco de sangue do Hospital Ferreira Machado, que atende toda a rede de hospitais públicos e particulares de 15 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.
– Essa é uma importante campanha que a secretaria de Saúde abraça e conclama toda a população a participar. Estamos engajados nessa mobilização para que São João da Barra continue prestando sua parcela de contribuição para fortalecer o banco de sangue do Hospital Ferreira Machado – destacou a secretária de Saúde de São João da Barra, Denise Esteves.
Entre as condições básicas para doar sangue, o indivíduo tem que sentir-se bem, com saúde, apresentar documento com foto, ter idade entre 18 e 65 anos e ter mais de 50 Kg. É importante ter feito repouso mínimo de seis horas na noite anterior, nunca doar sangue em jejum, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação e evitar também alimentos gordurosos.
Antes da doação o candidato responderá um formulário para cadastro, fará aferição de pressão arterial, teste de glicemia, pesagem e entrevista com assistente social.
Fonte: Secom – SJB