Com o plenário lotado e a presença da prefeita Carla Caputi, a Câmara de São João da Barra homenageou 10 mulheres na noite desta quinta-feira (30), durante a cerimônia de outorga do Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália e da Medalha Narcisa Amália. O evento, que chega à 9ª edição, visa reconhecer mulheres que vêm se destacando no município. A grande homenageada da noite foi a senhora Sandra Cristina Ribeiro Pourbaix Monteiro, que é responsável por várias ações sociais relevantes no município.

Ela contou que não só ela, mas também sua família e seus amigos ficaram muito alegres com o reconhecimento. “Embora natural de Campos dos Goytacazes, meu coração é também sanjoanense. E, como forma de agradecimento, manifesto meu compromisso a continuar contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e cidadão do município. Obrigada a todos e parabéns a todas as homenageadas”, disse Sandra, que é casada com o empresário Ari Pessanha. Sua família é conhecida por ajudar na reforma e construção de muitas igrejas no município. O casal também foi responsável pela doação da sede do Clube da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, pela reforma do Clube Sanjoanense e pela construção da Praça de Degredo e da Associação de Moradores de Cajueiro.

A prefeita destacou a contribuição social que Sandra e Ari têm por São João da Barra e região. Disse também que a honraria criada pelo Legislativo é muito importante. “Quero parabenizar cada mulher aqui presente e, em especial, a grande homenageada da noite, dona Sandra. Cada uma aqui com sua história, sua peculiaridade, seu jeito de ser, contribuindo de alguma forma para a mudança na vida de pessoas, seja dentro da sua família, em seu trabalho, seja na sociedade como um todo. Independente do cargo que a gente ocupa e das profissões de cada uma, ou da posição de cada uma, o que move cada uma de vocês aqui eu tenho certeza, porque é o que nos move, é o caráter e o coração”, disse Carla Caputi.

O presidente da Câmara, Alan de Grussaí, lembrou que a sanjoanense Narcisa Amália foi poetisa, escritora e primeira mulher a trabalhar como jornalista profissional no Brasil. Disse, ainda, que toda mulher merece respeito e valorização por seu papel na sociedade. “Parabenizo cada vereador pela escolha de suas homenageadas, e que todas as mulheres de São João da Barra se sintam homenageadas por esta Casa de Leis”, disse Alan, que explica o motivo da escolha de Sandra para receber a medalha. “Uma mulher de simplicidade, que a gente vê no olhar, a receptividade para com todos. Coração generoso, não gosta muito de aparecer, mas gosta muito de ajudar as pessoas. Então, precisamos reconhecer pessoas que gostam de fazer o bem ao próximo”.

Além da medalha, cada vereador indicou uma mulher para receber o diploma. As nove agraciadas foram: Angélica Rodrigues da Silva (Alan), Maria das Graças de Souza (Analiel), Valéria Cristina Batista da Silva (Chico), Ivana José Gomes Maciel Alves (Elisio), Tania Nogueira de Aquino Santos (Franquis), Janete Ribeiro da Silva (Julinho), Heloísa Helena Mendonça Viana (Junior), Marlene Cajueiro da Costa (Kaká) e Ana Maria dos Santos (Soninha). Cada vereador falou um pouco sobre suas agraciadas e elas também fizeram uso da palavra. Todas agradeceram à Câmara pela iniciativa.