O plenário da Câmara de São João da Barra aprovou várias proposições na sessão desta quarta-feira (16), começando por dois requerimentos dos vereadores, Júnior Monteiro e Elísio Rodrigues, à Secretaria Municipal de Saúde. As duas matérias são destinadas à unidade de saúde de Barcelos para a qual eles solicitaram: a aquisição de um aparelho de ultrassonografia e o retorno da realização do exame de eletrocardiograma.

Em outro requerimento, Elísio solicitou à Secretaria de Transportes e à Procuradoria Geral do município, a elaboração de um estudo para promover a adequação dos servidores que dirigem ambulâncias para a categoria de “condutores de ambulâncias”, conforme legislação federal já vigente. Segundo ele, vários municípios aderiram à mudança, que proporciona mais valorização à categoria, com piso salarial diferenciado.

Por meio de requerimento à concessionária Enel, Alan Barreto pleiteou a extensão da rede de energia elétrica no loteamento do senhor Alonso, em Grussaí. Segundo ele, a rede atualmente está fixada até a metade da rua e existem cerca de 13 famílias à espera do serviço. Sônia Pereira teve duas indicações aprovadas: reparo das redes de esgoto e de drenagem de escoamento de águas pluviais na Rua Regaleira, na sede; e construção de uma praça com quiosques, área de lazer, playground e quadra poliesportiva em torno da Igreja São João Maria Vianney, em Chapéu de Sol.

O plenário também aprovou indicação de Elísio, solicitando a abertura das grades no trecho existente na rua ao lado do Palácio Cultural e do Grupo Thoquino, na sede, para facilitar a circulação das pessoas. O objetivo é fazer com que esse trecho seja reaberto, já que a Rua Doutor João Manoel Alves (fundos da Santa Casa) passou por processo de desafetação no ano passado (lei municipal nº 665).

No início da sessão, foi lido e encaminhado às comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, o projeto de lei nº 015/2021, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2022. A Casa vai promover uma audiência pública no dia 30 para discutir o assunto.